Ação pede afastamento do prefeito de Baião, no PA, por atraso salarial de professores desde 2019

image_pdfimage_print

Jadir Nogueira, prefeito de Baião, no PA é alvo de ação do MP por improbidade administrativa — Foto: Reprodução

MPPA requer condenação de Jadir Nogueira (PSDB) à perda da função pública, suspensão de direitos políticos, multa e proibição de contratar com o Poder Público.

O Ministério Público do Pará (MPPA) ingressou com uma ação civil pública contra o prefeito de Baião, Jadir Nogueira (PSDB), por improbidade administrativa. Na ação, a promotoria requer o afastamento do prefeito por 180 dias, por atrasar pagamento de salários de professores da rede municipal. O G1 solicitou posicionamento à Prefeitura de Baião e aguarda retorno.

De acordo com o MPPA, a ação foi ajuizada após o gestor descumprir decisão judicial que determinava o pagamento do salário de professores em dia. Ainda segundo o MP, desde 2019 a prefeitura tem atrasado o pagamento do salário de servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), “sem explicar o motivo”.

Além do afastamento do prefeito de forma imediata, a promotoria pede que Jadir Nogueira seja condenado à perda da função pública, suspensão de direitos políticos, pagamento de multa e proibição de contratar com o Poder Público.

Segundo o MPPA, trabalhadores da Semed têm recebido pagamentos com atraso desde 2019, quando o MP receber a primeira denúncia sobre o caso. Na ocasião, a Prefeitura de Baião foi notificada, mas não respondeu aos ofícios, de acordo com o órgão.

Em maio deste ano, a Justiça ordenou ao prefeito que pagasse os salários de todos os servidores da Semed até o primeiro dia útil de junho.

Na decisão, o juiz ressaltou que caso o pagamento não fosse efetuado dentro do prazo, as contas bancárias do município que guardam dinheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), utilizado para pagamento dos servidores da Secretaria de Educação, seriam bloqueadas.

Por G1 PA — Belém

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

 

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: