Adolescente morre com suspeita de H1N1 em Santarém

image_pdfimage_print

Menina, de 14 anos, morreu no último sábado (31). Divisa encaminhou exame para Belém e aguarda resultado

Uma adolescente de 14 anos faleceu no último sábado (31), em Santarém, oeste do Pará, com suspeita de ter contraído o vírus da gripe H1N1. A adolescente, que morava no bairro Jutaí, foi levada ao Hospital Municipal de Santarém (HMS) e, após ter o quadro de saúde agravado, foi transferida para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) na última quinta-feira (29).

Os sintomas apresentados pela adolescente indicam o diagnóstico de gripe H1N1. “Tem suspeita sim, mas é estranho que ela não saiu de Santarém, a gente não tem outros casos registrados aqui. Apesar de a clínica ser muito compatível com o vírus: tosse, falta de ar, sangramento e evoluiu muito rápido também. Um dia ela se internou, no outro já foi entubada e depois faleceu”, explica a médica infectologista do Controle de Infecção do HRBA, Mariana Quiroga.

Ainda segundo a médica, a família relatou, inicialmente, que a adolescente estava com tosse há apenas uma semana, mas após o falecimento, informou que a tosse se prolongava há cerca de um mês. “Ontem encontrei com a médica que estava de plantão na hora que ela faleceu e ela disse que a família já contou que ela estava há um mês, mais ou menos, com a tosse. Isso já muda o quadro”, completa a infectologista.

Na sexta-feira (30), dois dias antes de falecer, a adolescente teve de ser transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HRBA e, no sábado, às 20h, veio a óbito.

A Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa) de Santarém confirmou que recebeu o material coletado na adolescente, encaminhou para o Laboratório Central do Estado, em Belém, e aguarda o resultado.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não confirmou a suspeita. O HRBA também não se pronunciou sobre o caso.

Por: G1 Santarém

Publicado por Folha do Progresso fone para contato  Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: