Alteração no Conselho de Ética beneficia Cunha

image_pdfimage_print

Fausto Pinato (PP-SP), favorável à cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por quebra de decoro, foi substituido por Tia Eron, aliada do peemedebista

Tia Eron disse que Cunha 'fez o Parlamento produzir como nunca'
Tia Eron disse que Cunha ‘fez o Parlamento produzir como nunca’

São Paulo – O deputado Fausto Pinato (PP-SP) renunciou hoje (14) a sua cadeira no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, que discute o processo de cassação do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A vaga agora deve ser ocupada por Tia Eron (PRB-BA), que é ligada à bancada evangélica, como Cunha, e afirmou ter “admiração e respeito” pelo peemedebista. “Fez o Parlamento produzir como nunca (…) limpou as gavetas”, disse ela sobre o investigado.

Pinato demonstrou posição a favor da cassação do mandato de Cunha e era segundo vice-presidente do colegiado. Ele foi o relator do processo por quebra de decoro parlamentar de Cunha e, em entrevista à Folha de S.Paulo, em dezembro do ano passado, disse ter recebido oferta de propina enquanto trabalhava na relatoria. Na ocasião, Pinato foi afastado da relatoria e disse que a razão foi porque “estava fazendo um trabalho sério e independente”.

A argumentação de Pinato foi no sentido de que a vaga pertencia ao partido PRB, legenda a que pertencia no início do processo. Agora que mudou para o PP, o parlamentar disse não se sentir à vontade na posição. Já o presidente do Conselho de Ética, José Carlos de Araújo (PR-BA), afirmou que não sabia se Pinato havia “sido renunciado”. “O jogo está desenhado. Não podemos ficar à mercê da boa vontade de Eduardo Cunha, que quer mandar em tudo”, concluiu.

O desenrolar do processo contra Cunha, acusado de manter contas bancárias secretas no exterior e mentido sobre elas na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, pode mudar significativamente com a manobra. Na apreciação do relatório preliminar, Cunha sofreu uma derrota por 11 votos a 9. Com a troca, o resultado final deve ficar em 10 a 10.

Com agências

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981151332 / (093) WhatsApp (93) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: