Brasil exporta ferramenta de tecnologia educacional para 40 países

image_pdfimage_print

Instrumento criado em 2016 é totalmente gratuito 

Com a adoção das aulas a distância por conta do isolamento social imposto pela pandemia, o desafio de aliar tecnologia ao universo educacional tornou-se ainda mais evidente. Falta de tato dos professores e escolas com as plataformas digitais é um dos empecilhos a ser vencido nesse cenário. Ainda em 2016, o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) já trabalhava com essa questão. Foi a partir disso que plataforma Guia EduTec, agora exportada para 40 países, foi criada pelo CIEB.

Totalmente gratuito, o Guia EduTec identifica o grau de adoção de tecnologias digitais de escolas e redes de ensino do país, assim como o nível de familiaridade dos professores com a tecnologia. Com as informações disponibilizadas por ela, os gestores públicos podem adotar medidas que melhorem o acesso a uma educação mais tecnológica. No Brasil, o sistema já foi usado por mais de 55 mil professores e 22 mil escolas.

 

Com a exportação, 40 países da América Latina, Caribe, África e Ásia poderão adotar a metodologia nas suas redes de ensino.  A Costa Rica será o primeiro país a utilizar a ferramenta. Os países africanos serão os próximos, com previsão de início de uso a partir de março de 2021. A expectativa é impactar 25 milhões de crianças no mundo todo até 2030.

 

A ferramenta é eficaz para consolidar e dar um panorama ao gestor público sobre o uso de tecnologia aliada à educação. Além de sugerir ações que a escola pode fazer para melhorar o acesso dos professores e alunos aos meios tecnológicos e seus benefícios. O projeto de exportação faz parte do programa ProFuturo, uma parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e a Fundação “La Caixa” e tem como objetivo diminuir a desigualdade educacional no mundo.

* Com informações da Agência Brasil

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

 

 

 

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: