CPI do Futebol aprova quebra de sigilo bancário de Marco Polo Del Nero

image_pdfimage_print

Parlamentares também aprovam pedido para CBF disponibilizar contratos em vigor e dados sobre movimentação financeira

BRASÍLIA – Foi aprovada na manhã desta quinta-feira a quebra do sigilo bancário de Marco Polo Del Nero, atual presidente da CBF, e do empresário Wagner Abrahão, como parte das investigações da CPI do Futebol. O requerimento partiu do senador Romário (PSB-RJ), presidente da CPI, e pedia a abertura de informações fiscais e bancárias de Del Nero a partir de 12 de março de 2013. Em relação a Abrahão, a quebra de sigilo diz respeito às informações entre 17 de maio de 2007 e 31 de maio de 2015. Na pauta da CPI, havia também requerimentos para convocar Del Nero e o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira, mas eles não foram analisados.

Também foram aprovados requerimentos solicitando informações ao Tribunal de Contas da União (TCU), à Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro e à própria CBF. Ao TCU, a CPI pediu informações sobre repasses do Ministério do Esporte às federações esportivas. À Junta Comercial, cópias do estatuto e de contratos da CBF. À confederação, a comissão solicitou contratos e a movimentação financeira da entidade com as federações estaduais e seus dirigentes.

Os senadores Romário, presidente da CPI, e Romero Jucá, relator, durante a sessão que aprovou o convite para comparecimento de cartolas como Eurico Miranda e Kléber Leite - André Coelho / Agência O Globo
save up to 70% on rx cost. sildenafil dapoxetine online ceftin neuropathy acquire ceftin . dapoxetine is used as a treatment for premature ejaculation. dapoxetine cheap! Os senadores Romário, presidente da CPI, e Romero Jucá, relator, durante a sessão que aprovou o convite para comparecimento de cartolas como Eurico Miranda e Kléber Leite – André Coelho / Agência O Globo

O relator da CPI, senador Romero Jucá (PMDB-RR), defendeu que não houvesse convocações ou quebra de sigilo no momento, alegando que é preciso primeiro analisar as informações requisitadas para depois saber o que perguntar e o que procurar nos dados sigilosos. Acabou prevalecendo o entendimento de que os requerimentos nesse sentido seriam votados e aprovados, deixando para depois a definição do calendário de quando essas medidas serão colocadas de fato em prática.

— A gente trazer alguém aqui sem ter informações apenas para ouvir a versão da pessoa (convocada), sem ter condição de cruzar informações ou, de certa forma, discordar do posicionamento que fizer, teremos dois trabalhos: chamar, e depois chamar de novo quando tivermos esses dados em mãos — afirmou Jucá, acrescentando em outro momento:

— Quebrar o sigilo sem ter as informações que a gente quer procurar, eu não sei se seria a melhor forma de proceder.

DEPOIMENTOS DE TEIXEIRA E DEL NERO SÃO PRÓXIMO ALVO DE ROMÁRIO

Romário afirmou que, no momento oportuno, Del Nero e Teixeira serão convidados a falar na CPI.
Romário afirmou que, no momento oportuno, Del Nero e Teixeira serão convidados a falar na CPI.

— Não é o momento ideal para chamá-los. Mas vocês podem ter certeza: palavra dada será cumprida. Da minha parte, serão convidados aqui, porque são pessoas que têm muito a nos contar sobre o futebol brasileiro dos últimos anos — disse Romário.

dec 28, 2014 – rate the best pharmacy — estrace echeck: buy estrace online no prescription united states!! planet what does estrace do in ivf washed gently in in in his friend. ambiguity regarding how how how how how they now go .
A sessão desta quinta da CPI do Futebol aprovou ainda a convocação de Kléber Leite, ex-dirigente do Flamengo e dono da Klefer, empresa de marketing esportivo ligada à Traffic na compra dos direitos de transmissão da Copa do Brasil, investigada pela Justiça dos EUA. Cristian Corsi, presidente da Nike, será convocado para explicar os contratos da empresa de material esportivo com a CBF – outro alvo de investigação das autoridades americanas. Já Eurico Miranda, presidente do Vasco, será convidado pela CPI para explicar suas acusações direcionadas aos negócios entre CBF e Traffic.

PROCURADORA DA JUSTIÇA DOS EUA SERÁ CONVIDADA A DEPOR

Antes de assumir a presidência da CBF, Del Nero foi vice-presidente de José Maria Marin, que assumiu a entidade após a renúncia de Ricardo Teixeira, em março de 2012. Marin está preso em Zurique, Suíça, desde o fim de maio. Ele é um dos acusados pela Justiça dos EUA de participar do milionário esquema de propinas envolvendo Fifa, Concacaf e Conmebol nos últimos 24 anos, e ainda pode ser extraditado para solo americano.

Abrahão é dono da Pallas Turismo, empresa que organiza as viagens da seleção brasileira há mais de 30 anos. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, Del Nero comprou um imóvel do empresário na Barra da Tijuca, em 2015, pagando o triplo do que havia desembolsado em apartamento semelhante, apenas um ano antes. O depoimento de Del Nero à CPI do Futebol deve acontecer em outubro.

Nesta quinta-feira, a CPI do Futebol aprovou a convocação de Loretta Lynch, procuradora responsável por conduzir as investigações sobre a Fifa nos EUA. Além disso, uma comitiva de três senadores viajará aos EUA para ouvir Chuck Blazer, o “Senhor 10%”, um dos mentores do esquema de corrupção na Fifa e que acabou fazendo acordo de delação com a Justiça dos EUA. Também solicitou ao ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), o general José Elito, a indicação de um oficial de inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) para auxiliar os trabalhos da CPI.

A próxima reunião da CPI será na terça-feira da próxima semana, quando serão ouvidos alguns dirigentes de federações estaduais. Segundo o senador Romário, ainda não foi definido quais dirigentes falarão na sessão.
O Globo por André de Souza

Presidente da CBF deve ser ouvido pela CPI do Futebol em outubro - Gabriel de Paiva / Agência O Globo
Presidente da CBF deve ser ouvido pela CPI do Futebol em outubro – Gabriel de Paiva / Agência O Globo

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981171217 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)  (093) 35281839  E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: