Criança de 11 anos é vítima de escalpelamento em Melgaço

image_pdfimage_print

Criança veio do Marajó para ser atendida no Hospital Metropolitano Foto:(Ascom Segup)
Caso já é o terceiro registrado apenas este ano; em 2018 foram seis durante o ano inteiro
Uma menina de 11 anos, do município de Melgaço, foi vítima de escalpelamento nesta quinta-feira (19). O acidente ocorre quando o cabelo comprido da vítima engata nos eixos do motor de uma embarcação e é arrancado, provocando danos fisicos e psicológicos na vítima. O acidente acendeu o sinal de alerta para técnicos que atuam no atendimento a esse tipo de vítima de acidente por ser o terceiro registro somente este ano, o equivalente a metade dos registrados durante todo o ano de 2018 no Pará.

No ano passado, foram registrados seis casos, sendo quatro crianças e dois acolescentes. Em 2019, já são três: essa criança de 11 anos e duas adolescentes, de 8 e 11 anos, em Porto de Moz.

A criança de Melgaço foi socorrida e levada às pressas para o Hospital Regional de Breves, no mesmo Arquipélago do Marajó. Até o começo da noite, a paciente permanecia na unidade, mas deverá ser transportada, provavelmente por meio de uma aeronave do Corpo de Bombeiros para Belém.

Um grupo interinstitucional, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) atua em ações de prevenção ao escalpelamento no Estado. O grupo encaminha o atendimento às vítimas dos acidentes.

Uma das ações é o programa Classe Hospitalar, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que viabiliza aulas para as pacientes em tratamento médico, como ocorre no Espaço Acolher, em Belém. A unidade é administrada pela Fundação Santa Casa de Misericórdia e conta com ação dos professores da Secretaria de Educação do Pará.

Por:Eduardo Rocha

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: