Estado manchou sua história com sangue

image_pdfimage_print

Dez anos depois do crime, que chocou o mundo, a violência e a impunidade no campo ainda crescem no Pará (Foto: Cezar Magalhães/DOL)
O dia 12 de fevereiro de 2005 entrou para a triste história dos conflitos agrários no Pará. Nas primeiras horas daquela manhã de inverno Amazônico, as sucessivas ameaças sofridas pela missionária norte-americana Dorothy Stang se confirmaram.

A religiosa de 73 anos de idade foi executada em uma estrada de terra, a 53 quilômetros da sede do município de Anapu, próximo à cidade de Altamira ,no oeste do Estado. O crime teve repercussão internacional e chamou a atenção para o violento conflito entre madeireiros e agricultores em torno de uma área de terra equivalente a 23 mil campos de futebol.

Para o mundo, o assassinato bárbaro da missionária no coração da Amazônia pode ter sido uma grande surpresa, mas quem acompanhava a Dorothy de perto sabia que aquela era uma morte anunciada. Desde a década de 90, ela vinha denunciando as ameaças que sofria. O caso chegou a ser levado para o Ministério da Justiça em Brasília e foi apurado pela Comissão Parlamentar Mista da Terra, no Congresso.

Dorothy Stang estava na Amazônia há 20 anos. Havia sido naturalizada brasileira e acompanhava a luta pela demarcação de terras para pequenos produtores. A batalha final da missionária teve como palco a área que ficou conhecida como PDS Esperança. Após a morte da missionária e diante da atenção que o caso despertou, o PDS Esperança foi demarcado e, segundo dados do Comitê Dorothy, abriga hoje 260 famílias que vivem do extrativismo e do plantio de pequenas roças. O Comitê foi criado para acompanhar as ações do governo na região, acompanhar o julgamento dos culpados pelo crime e manter vivas as bandeiras da missionária em torno do desenvolvimento sustentável. Os conflitos, contudo, continuam sendo a tônica na região, onde ainda há marcados para morrer.

Dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT) revelam que de 2005 (ano da morte de Dorothy) até 2014 outras 325 haviam sido assassinadas no Brasil em crimes motivados por conflitos agrários. Desse total, 67,3% foram na Amazônia Legal. Os Estados do Pará e do Mato Grosso se revesam ano a ano entre os campeões de violência no campo.

Segundo a CPT, em dez anos, foram registrados 116 assassinatos no Pará. O último relatório da Comissão aponta ainda que a violência rural atingiu 8, 8 mil no Pará. Foram casos de invasão de casas, roças destruídas, ameaças e mortes por encomenda.

Entre os casos emblemáticos no Pará, está o assassinato do casal de ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo mortos em uma “tocaia” em uma estrada na Zona Rural de Nova Ipixuna.

Mesmo no PDS Esperança com as famílias assentadas após a morte de Dorothy, a situação não está completamente pacificada. “Ainda há cobiça porque essa é uma área rica em madeiras nobres. Os agricultores precisam estar atentos para evitar a grilagem”, diz a integrante do Comitê Dorothy, Arlete Gonçalves. Ela conta que com a intensificação das obras de Belo Monte, a região passou a atrair mais pessoas e alguns conflitos se acirraram. Ainda há marcados para morrer. Entre eles, o padre de Anapu, Amaro Lopes.

Envolvidos na morte de missionária estão soltos

Programação para marcar os dez anos de morte da missionária

Ato Público: Celebrando a vida, o sonho e a Luta de Irmã Dorothy
Dia 12/02 às 19 horas na Praça Mártires de Abril (São Brás)

I Fórum Irmã Dorothy
Período: 06 a 7 de Junho de 2015
Temática: Questão Agrária/Conflitos

Romaria da floresta
Período: 24 a 26 de Julho de 2015
Local: Anapu

(Diário do Pará)

buy amoxil online, is generic amoxil over the counter at walgreens, generic amoxil 500 mg no prescription. Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981171217 / (093) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: cost of zoloft at walgreens generic zoloft northstar order Sertraline top quality medications. walmart price for zoloft . cheapest rates, picture of generic zoloft 25mg. folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br online canadian pharmacy store! buy dapoxetine with paypal . next day delivery, best dapoxetine tablets. order baclofen online no prescription with a echeck > discount online pharmacy shopping. previous september pharmaceutical retail pharmacies are liable.

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: