Falta de chuva mantém nível das águas do Tapajós estável.

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução (TV Tapajós)-Com o período de chuvas perdendo intensidade, o rio Tapajós, em Santarém, oeste do Pará, tem registrado estabilidade no nível da subida das águas. Conforme dados da Delegacia da Capitania Fluvial do município repassados ao G1, até a tarde de quinta-feira (26), o nível do rio foi de 6,06 metros.

De acordo com o subcomandante, capitão Antonio Neto, até o dia 10 de maio o rio registrou uma elevação em média de 15 centímetros por semana. “Nas últimas três semanas o rio registrou em média uma elevação de 1 a 2 centímetros, o que é considerado estável. Aparentemente, o rio não demostra sinais que vai subir mais, mas temos que aguardar para temos essa certeza”.

O capitão explicou que isso é consequência da escassez de chuvas tanto nas regiões onde estão localizadas as nascentes quanto na região oeste do estado. “A chuva que tem caído aqui é muito fraca e não impactam diretamente o nível. A subida das águas aqui é consequência também das chuvas nas nascentes”. Neto ressaltou que a média está abaixo da registrada no mesmo período no ano de 2015.

O acompanhamento é feito diariamente pela Capitania Fluvial por meio de uma régua que fica em frente à cidade. A medição é sempre realizada às 12h.
Por G1 Santarém
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981151332 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)  (093) 35281839  E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: