Governo quer incluir trecho em concessão para ligar ferrovia entre Lucas, Sinop e Pará

image_pdfimage_print

O governo federal deve conceder para a iniciativa privada, em breve, a ferrovia ligando Lucas do Rio Verde, Sinop e Miritituba, no Pará. O planejamento está no segundo pacote de concessões anunciado pela presidente Dilma Rousseff (PT). Para o trecho entre Sinop-Mirituba já está em andamento os estudos, mas a   intenção do governo é incluir também uma ligação entre Lucas e Sinop, totalizando 1.140 quilômetros com estimativa de R$ 10 bilhões em investimentos. A expectativa é o que o leilão ocorra ainda este ano.

A  intenção do governo é melhorar o escoamento da produção agrícola do Mato Grosso pela hidrovia do Tapajós. A produção estimada, para este ano pela Companhia Nacional de Abastecimento passa de 49 milhões de toneladas de grãos. Por isso, entidades do agronegócio, como a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), têm defendido a construção de ferrovia para escoar parte da produção de soja, milho, algodão, carne e madeira do Médio Norte. A especulação é que o potencial de escoamento atingiria 30 milhões de toneladas até 2020.

Além desta ferrovia, está em andamento as discussões à respeito da Transoceânica que partiria do Peru, passando pelo Acre, Rondônia, Mato Grosso Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, criando um corredor entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Lucas do Rio Verde receberia um terminal de embarque e também teria ligação de um trecho com Campinorte (GO). Ela pode ter até 3.650 quilômetros de extensão, sendo mais de 1 mil só nos Andes. O investimento da parte brasileira poderia chegar a R$ 40 bilhões.

Na semana passada, Lucas do Rio Verde sediou o 1º Encontro Internacional da Ferrovia Transoceânica, com participação do governador Pedro Taques  (PDT), deputados, o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang e 23 empresários daquele país, que é o principal interessado nas obras. No mês passado, o governo federal anunciou o início dos estudos.

Fonte: Só Notícias/Weverton Correa (foto:Otmar de Oliveira/arquivo)
Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981171217 / (093) WatsApp (93) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

generic cialis at trusted online pharmacy! as low as $1.53 per pill! fast worldwide delivery, no hidden fees, fast shipping! purchase discount medication! average cost of prednisone . instant shipping, buy veterinary prednisone online zoloft related keys: buy sertraline online canada cheap generic zoloft material name: atarax® (hydroxyzine hydrochloride) syrup … the most commonly atarax without prescription buy zoloft pfizer cheap zoloft where to buy zoloft online buy zoloft online australia sertraline no prescription. online canadian pharmacy store! buy dapoxetine in us . approved pharmacy, dapoxetine cost india.

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: