Jovem encontra moedas de ouro com mais de 1.100 anos

image_pdfimage_print

As moedas são do início da era de domínio islâmico, quando a região ainda era parte do Califado Abássida. |Foto: Israel Antiquities Authority/Divulgação

Já pensou estar trabalhando em um terreno e de repente se ver diante de uma preciosidade e ainda de ouro? Isso é para pouco como o jovem Oz Cohen que exercia atividade como voluntário em uma escavação arqueológica em Israel quando encontrou 425 moedas de ouro de 1.100 anos atrás.

O fato fez com que o rapaz ficasse fascinado com aquilo que viu, afinal era mais que simples objetos, mas uma relíquia que pode fazer história.

“Foi incrível. Cavei no chão e quando cavei o solo, vi o que pareciam ser folhas muito finas. Quando olhei de novo, vi que eram moedas de ouro”, contou Cohen.

As moedas são do início da era de domínio islâmico, quando a região ainda era parte do Califado Abássida. Juntas pesam cerca de 845 g e valiam o suficiente para comprar uma casa de luxo nas principais cidades do califado na época em que foram enterradas.

Divulgação

 

RARIDADE

Em nota, os diretores da escavação, Liat Nadav-Ziv e Elie Haddad, da Autoridade de Antiguidades de Israel, disseram que “a pessoa que enterrou este tesouro há 1.100 anos deve ter esperado recuperá-lo, e até mesmo prendeu o pote com um prego para que não se movesse. Encontrar moedas de ouro, certamente em quantidade tão considerável, é extremamente raro. Quase nunca as encontramos em escavações arqueológicas, visto que o ouro sempre foi extremamente valioso, derretido e reutilizado de geração em geração”.

Com informações UOL

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

 

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: