Justiça do PA determina que Norte Energia e prefeituras garantam serviços de saúde a ribeirinhos durante pandemia

image_pdfimage_print

Justiça do PA determina que Norte Energia e prefeituras garantam serviços de saúde a ribeirinhos durante pandemia — Foto: AFP Photo

Medida vale para municípios de Altamira e Vitória do Xingu, que ficam próximos à Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no sudeste do estado.
O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) determinou nesta segunda-feira (10) que a empresa Norte Energia S.A, assim como as prefeituras dos municípios de Altamira e Vitória do Xingu, ambos no sudeste do estado, disponibilizem postos de saúde para ribeirinhos que vivem próximos à Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A decisão, em caráter liminar, atende um pedido da Defensoria Pública do Estado (DPE) e vale durante a pandemia de Covid-19.

Segundo a determinação, tanto as prefeituras, como a empresa Norte Energia, tem um prazo de 10 dias para apresentar o Plano de Atendimento Emergencial dos ribeirinhos que residem em torno usina hidrelétrica. Além disso, os envolvidos devem cuidar do traslado dos pacientes para as consultas.

Ainda de acordo com a Justiça, os municípios e a Norte Energia devem fornecer aos ribeirinhos máscaras, álcool em gel e demais materiais de prevenção ao novo coronavírus. Além disso, as prefeituras e a empresa também serão responsáveis pelos medicamentos e insumos dos postos de atendimento.

Segundo a DPE, autora da ação, o pedido busca estabelecer um canal de comunicação entre a secretaria municipal de saúde e os moradores

Em nota, a Prefeitura de Altamira informou que vem cumprindo periodicamente os atendimentos médico nas áreas ribeirinhas do município e continuará atuando nestas localidades. A prefeitura diz que, até o momento, ainda não foi notificada sobre a liminar.

Já a Norte Energia informou, também em nota, que se manifestará nos prazos legais estabelecidos.

Por G1 PA — Belém

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: