Pará terá altas temperaturas no próximo trimestre.

image_pdfimage_print

Foto: Cristino Martins / Agência Pará-O fenômeno El-Niño está chegando ao fim, mas ainda influenciará o clima em diversas regiões no Pará no próximo trimestre

As temperaturas permanecerão elevadas durante os próximo trimestre (junho, julho e agosto), assim como a redução drástica das chuvas, principalmente em função do estabelecimento do período seco em grande parte do estado. É o que aponta uma análise climática das instituições integrantes da Rede de Previsão Climática e Hidrometeorológica (RPCH) do Pará.

O estudo observou as condições atmosféricas e oceânicas atuais, assim como dados coletados de 54 estações meteorológicas e hidrometeorológicas distribuídas em todas as regiões do Pará. A análise ajudará no planejamento de diversas ações no estado, como atividades agrícolas, obras civis, combate aos focos de calor e incêndios florestais, entre outras.
Segundo o diretor de Meteorologia e Hidrologia da Semas, Antonio Sousa, o fenômeno climático El-Niño, que foi o grande responsável pela redução do índice pluviométrico no primeiro semestre de 2016 (considerado o período mais chuvoso do ano), está chegando ao fim, mas ainda influenciará o clima em diversas regiões no Pará no próximo trimestre, o que intensifica a situação de alerta quanto às condições de temperaturas elevadas e baixa umidade do ar.

“As chuvas para o trimestre junho-julho-agosto devem ocorrer com maior frequência apenas na Região Metropolitana de Belém e nos municípios do Baixo Amazonas. Nas demais regiões do estado, elas ocorrerão apenas ocasionalmente e haverá predomínio de tempo seco”, avalia Sousa.

Por: Redação ORM News com informações da Agência Pará

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)  (093) 35281839  E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: