PF faz operação contra garimpos clandestinos e esquentamento de ouro

image_pdfimage_print

Quatro aeronaves já foram apreendidas  (Foto:Ascom PF)

A Polícia Federal de Santarém deflagrou na manhã desta sexta-feira (09) a operação ‘Ouro Frio’, com o intuito de desarticular garimpos clandestinos e um esquema de esquentamento de ouro, que, segundo a PF, é um processo “que visa dar aparência de legalidade ao ouro extraído de forma irregular”. Já no início da operação, ouro e prata foram apreendidos na residência de um dos alvos.

ouro3(Foto:Ascom PF)

“A ação está no contexto da Operação Verde Brasil 2, assim sendo, um conjunto de atividades estruturadas focadas na proteção e preservação da Amazônia e demais biomas e conta com apoio das Forças Armadas (Exército, Marinha e Força Aérea do Brasil). O Comando Conjunto Norte (CCN), constituído pelo Comando Militar do Norte (CMN), pelo Comando do 4º Distrito Naval e pela ALA 9, deu apoio logístico no transporte dos policiais que se deslocaram para os municípios de Santarém/PA e Itaituba/PA”, informou o órgão.

Mais de 30 policiais, entre agentes, escrivães e delegados das delegacias de Santarém, Altamira e Superintendência da PF no Pará em Belém participam da operação, que cumpre oito mandados de busca e apreensão e sequestro de bens nos municípios de Santarém e Itaituba. Até o momento, quatro aeronaves foram apreendidas.

pf

(Foto:Ascom PF)

A PF também informou que, com a operação, um bloqueio de 14 milhões de reais, que é o valor calculado de bens usurpados da União, deve ocorrer, “além de significativo avanço no combate ao que se aponta como esquentamento de ouro”.

A expressão “Ouro Frio” faz referência a ouro de origem clandestina, sem documentação legal, sendo que no curso da investigação foram descobertas tentativas de “esquentamento” do mineral ilícito.

Por:Redação Integrada com informações da PF

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

 

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: