Procuradores do MPF realizam visita em presídios de Altamira para investigar denúncias de genocídio negro

image_pdfimage_print

Presos caminham sobre telhado em presídio de Altamira, no Pará, durante massacre que deixou 57 mortos — Foto: Reprodução/TV Globo

Segundo comissão, o aumento do racismo na região é uma consequência da instalação da hidrelétrica de Belo Monte. Massacre em presídio de Altamira seria um reflexo dessa segregação.

Um grupo de relatores de direitos humanos da Plataforma Dhesca Brasil realizam na próxima quinta-feira (17) uma missão emergencial em unidades prisionais de Altamira, sudoeste do Pará. A comissão vai analisar denúncias de genocídio negro e racismo nas carceragens da região.

Segundo a Plataforma, o aumento da violência e o acirramento do genocídio negro em Altamira, é uma consequência da instalação da hidrelétrica de Belo Monte na região. O empreendimento teria intensificado a letalidade na segurança pública do Pará.

Um reflexo disso teria sido o massacre que vitimou 62 pessoas no presídio de Altamira. De acordo com a plataforma, 53 mortos na tragédia eram negros. “A missão da Plataforma Dhesca se reveste de especial significado para Altamira, cenário de resistência e de muitas lutas, que fazem frente à persistência das violações de direitos humanos na região.”, afirma Sadi Machado, Procurador da República (MPF).

A visita tem previsão para durar três dias. Entre as atividades programadas está a visita aos reassentamentos urbanos coletivos (RUCs), criados em 2010, para abrigar famílias desalojadas em decorrência da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

Por G1 PA — Belém

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

 

 

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: