Projeto de energia elétrica é desenvolvido em Santarém

image_pdfimage_print

(Foto:Reprodução)- A previsão é de que até dezembro deste ano o protótipo seja instalado na comunidade de várzea.
Acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica da UNAMA – Centro Universitário da Amazônia, estão trabalhando no desenvolvimento de um Sistema Híbrido Off-Grid Eólico-fotovoltaico. A iniciativa tem como objetivo levar luz elétrica para comunidade de várzea Pixuna do Tapará na região Oeste do Pará.

O projeto teve início no primeiro semestre de 2019, nas atividades inerentes ao curso de engenharia elétrica com os discentes do 6º semestre, na disciplina de Eletromagnetismo, ministrada pelo docente Márlison Sá. No momento, a iniciativa encontra-se na etapa de acabamento da turbina eólica desenvolvida em sala de aula. Após esta fase, os acadêmicos avançarão para etapa de testes e posteriormente instalação.

De acordo com Márlison, o plano foi baseado em três vertentes, que são elas: estudo e desenvolvimento do protótipo; estudo dos aspectos associados a comunidade e estudo e desenvolvimento da estrutura e instalação. “Entendemos que é fundamental que os nossos discentes integrem frentes de pesquisa científica, corroborando com os conhecimentos adquiridos em sala, porém proporcionando a estes a prática e a importância do retorno social.  O protótipo, após sua instalação, será objeto de pesquisa dos discentes, especialmente no que tange ao monitoramento da geração de energia e a otimização de turbinas”, frisa o docente.

Como parte da disciplina Fontes Alternativas e Conversão de Energia que será ministrada no segundo semestre, a previsão é que o protótipo seja instalado na Escola Nossa Senhora Aparecida, na comunidade de várzea Pixuna do Tapará. As primeiras visitas já foram realizadas, com boa contribuição e interesse da comunidade, tendo em vista que possibilitará a ministração de aulas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O Projeto teve apoio da concessionária de energia elétrica do Estado do Pará, CELPA com o fornecimento da torre; do Exército Brasileiro pela viabilização do transporte dos instrumentos até a comunidade e da Cosanpa, pelo fornecimento dos tubos de poliuretano de alta densidade para o desenvolvimento das pás da turbina eólica.

Fonte:
Assessoria de Comunicação
Por: Lana Mota
Contatos:
Márlison Sá – 093 99186-7210
Lana Mota – 093 99191-9177

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: