Protesto de Kaiapos marca início de audiência pública sobre funcionamento de mineradora em Novo Progresso

image_pdfimage_print

Indígena discursa em manifestação contra mineradora em Novo Progresso.(Foto:Ricardo Foresti para Jornal Folha do Progresso)
Um protesto organizado por  indígenas marcou o início de uma audiência pública em Novo Progresso pela manhã desta quinta-feira (6). O objetivo da audiência é discutir sobre  o funcionamento de uma mineradora na região.

“Os indígenas da etnia Kayapo fizeram a entrada, e depois do início se manifestaram, dizendo que não foram consultados pelo projeto Coringa, e que caso não sejam ouvidos vão acampar com os guerreiros no empreendimento”. Segundo eles aquela terra era deles e eles cederam para os municípios de Novo Progresso e Altamira.

Assista ao Vídeo

Após a manifestação, foi pedido que uma liderança indígena sentasse à mesa, no entanto eles informaram que queriam ser ouvidos.

O Ministério Público Federal  (MPF-PA)  esta representado com superintendência de Itaituba.
A mesa foi composta e os trabalhos iniciado. A audiência publica foi solicitada pela  Secretaria Estadual de Meio Ambiente (www.semas.pa.gov.br.)  , com finalidade de apresentar  e discutir o Relatório de Impacto Ambiental seus potenciais, visando possibilitar a discussão e o debate sobre o RIMA, a fim de subsidiar a análise da SEMAS, para fins de licenciamento ambiental.

(Foto:Jornal Folha do Progresso)
(Foto:Jornal Folha do Progresso)

Leia mais:Serabi Gold realiza audiência publica para ter licença para o projeto Coringa em Novo Progresso

O Projeto Coringa está localizado a 70 km da cidade de Novo Progresso, no Pará, e aguardando a liberação da Licença Prêvia (LP). A expectativa é começar a lavra ainda em 2020, gerando em torno de 700 empregos diretos e indiretos para a região. Os royalties  da minerado pertence ao município de Altamira.

A audiência não tem hora para terminar.

Fonte:JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

 

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: