Publicação usa nome da Sespa para divulgar caso falso do novo coronavírus

image_pdfimage_print

Internauta se deu ao trabalho de produzir uma peça falsa, só para uma brincadeira de mau–gosto de primeiro de abril. (Foto:Reprodução / Twitter @SespaPara)

É uma peça montada e que não foi publicada em nenhum canal oficial da Sespa. Mesmo assim, a potoca foi divulgada em redes sociais digitais como sendo verdadeira.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou, na manhã desta quarta-feira (1º de abril), que existe uma publicação falsa, falando de um caso de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (sars-cov-2), circulando nas redes sociais digitais e aplicativos de mensagens. Pelo Twitter, o órgão desmentiu a publicação, que aponta uma pessoa de Oriximiná doente e vindo a Belém.

Trata-se de uma montagem, usando toda a identidade visual do órgão. Não há caso confirmado em Oriximiná e nem existe a tal paciente de 38 anos. O número de casos confirmados na publicação falsa diz que são 38 casos confirmados. No entanto, até a última atualização, às 18h30 desta terça-feira (31), eram 34 casos confirmados. Ainda que fosse verdade, o número de casos atualizado seria 35.

É primeiro de abril e muitas pessoas precisam ficar atentas a todo tipo de potoca que receberem hoje, sobretudo as envolvendo o novo coronavírus. Há uma intensa campanha de sabotagem às medidas de distanciamento social temporário (quarentena). Coisas que internautas, sem terem muito o que fazer na quarentena, fazem apenas para atrapalhar o cuidado global com as medidas de prevenção contra a doença.

As informações usadas pela Redação Integrada de O Liberal e veículos de imprensa sérios são oficiais, dos órgãos de saúde. Ao receber informações atribuídas ao Ministério da Saúde, ou secretarias estaduais e municipais, é importante conferir a fonte pessoalmente.

Por:Victor Furtado

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

 

 

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: