Saúde: até o momento não há casos confirmados de reinfecções no Brasil

image_pdfimage_print

(Foto:Reprodução) –  O Ministério da Saúde afirmou hoje, em coletiva, que não há casos confirmados de reinfectados por covid-19 no Brasil até o momento, mas que o governo federal está apoiando as secretarias estaduais de saúde nos casos investigados.

“Não há até o momento casos confirmados de reinfecções. A nova infecção é um evento raríssimo. Segundo a literatura, somente um caso foi confirmado em laboratório, em Hong Kong, de uma pessoa que teve uma segunda infecção por um vírus de diferente tipo. É o único relato oficial”, apontou Eduardo Macário, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Segundo Macário, as investigações sobre possíveis casos apontam por resultados de falsos positivos na primeira ou segunda amostra, amostras contaminadas e detecção de partículas que podem permanecer no organizamos por até 40 dias.

Mais cedo, o coordenador do Centro de Contingência da covid-19 de São Paulo, José Medina, disse que, por ser isolado, a “preocupação” sobre possíveis casos de reinfecção pelo coronavírus ainda “não tem sentido”.

De acordo com o nefrologista, o caso anunciado em Hong Kong não é relevante epidemiologicamente.
OMS pede tranquilidade

Líder da resposta da OMS à pandemia, Maria Van Kerkhove afirmou hoje que o fato de haver ao menos um caso documentado de reinfecção por covid-19, em Hong Kong, não significa que as vacinas atualmente em elaboração não se mostrarão eficientes.

Durante evento virtual de perguntas e respostas da entidade, Kerkhove lembrou que há pouquíssimos registros de pessoas que pegaram o vírus por duas vezes, diante do grande universo de já infectados pela doença.

“Sabemos que reinfecção por covid-19 não é comum, mas é possível”, apontou.

Por: UOL, em São Paulo

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

 

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: