Treinamento realizado no HRT reforça a prevenção de acidentes com material perfurocortante

image_pdfimage_print

Por se tratar de um ambiente de trabalho complexo, as unidades de saúde como o Hospital Regional do Tapajós (HRT) possuem um risco que é bastante característico, o de que os profissionais sofram acidentes com materiais perfurocortantes.

Ou seja, com agulhas, ampolas, escalpes, vidros de modo geral ou qualquer material pontiagudo e que também contenha fios capazes de causar perfurações e cortes. Por isso, pensando na segurança de seus colaboradores, o Hospital realizou um treinamento sobre cuidados e prevenção a esse tipo de acidente de trabalho.

O treinamento foi realizado na quarta e na quinta-feira, 2 e 3 de setembro. Organizado pelo Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (Sesmt) da Unidade, setor cujo objetivo é prevenir acidentes de trabalho. O evento também contou com a participação do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) que esclareceu o fluxo caso um acidente dessa natureza venha acontecer. Além da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) que abordou as medidas de controle para a prevenção de acidentes.

hrt
Segurança para colaboradores e pacientes

Como enfatizou a enfermeira da CCIH, Cleidiane Silva, é preciso sempre reforçar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Segundo ela, esse conhecimento enriquece e traz melhor qualidade também na assistência direta aos pacientes. “Minimiza os riscos de infecção, traz e reforça a segurança para o próprio colaborador”, completou.

hrt2

O treinamento foi ministrado para os colaboradores da assistência médica, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e demais profissionais que no cotidiano hospitalar lidam diretamente com esses tipos de materiais.

Para a enfermeira Wanessa Laís, que participou do treinamento, o reforço dessas medidas de prevenção é sempre bem-vindo. “Nós que desenvolvemos nossas atividades com esses tipos de materiais temos que ter sempre essa consciência de que pode acontecer algum acidente. Para evitar que eles aconteçam, devemos sempre lembrar e colocar em prática as medidas de segurança”, pontuou.

Fonte:ASCOM HRT

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

 

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: