Quatro de cada seis presos foragidos em 2018 no Pará não foram recapturados

Quatro de cada seis presos foragidos em 2018 no Pará não foram recapturados

Dos 559 presos que deixaram presídios em 92 fugas, 360 (64,4%) ainda são foragidos
Redação integrada de O Liberal

Do total de 559 presos foragidos em 2018 – em 92 fugas registradas em todas as unidades prisionais do Pará – um total de 360 dos que ganharam as ruas (64,4%) ainda não foram recapturados, apontam dados da Assessoria de Segurança Institucional (ASI), da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) divulgados nesta quinta-feira (28).

LEIA MAIS:

Susipe admite: já são 559 fugitivos de presídios paraenses
Susipe faz recontagem de presos após tentativa de fuga
Suspeitos fogem e abandonam explosivos e arma nos arredores de Presídio de Marituba
Túnel em presídio de Marituba é descoberto por agentes da Susipe
Revista descobre dois túneis em prisão de Santa Izabel

A média em 2018 foi de seis presos foragidos a cada fuga consumada – e desses, a média de presos que continuam foragidos, após cada uma das 92 fugas de 2018, foi de 4 foragidos não recapturados.

Segundo a ASI, porém, houve uma redução de 40% no número de fugas nos presídios do Pará – quando se consideram os dois primeiros meses de 2019. Em comparação ao mesmo período de 2018, quando a média foi de 7 a 8 fugas por mês, nos dois primeiros meses de 2019 foram registradas nove fugas – com 26 fugitivos, dos quais 20 já foram reconduzidos às prisões, diz a Susipe.

REFORÇO

De acordo com a Diretoria de Administração Penitenciária da Susipe, mais uma fuga foi interceptada e frustrada na madrugada desta quarta-feira (27), no Presídio Estadual Metropolitano I (PEM I), no Complexo de Marituba (Região Metropolitana de Belém), o segundo maior do Estado. Foi a quinta tentativa de fuga evitada somente nesta semana, em parceria com a Polícia Militar.

“Por volta das 3h15 da madrugada, um grupo de detentos do Bloco F tentou fugir pelo solário da unidade prisional usando um gancho de ferro e uma ‘teresa’ (corda artesanal feita com lençóis) para pular o muro de segurança. Policiais militares que realizavam a vigilância nas guaritas G3, G4 e G7 perceberam a movimentação suspeita e acionaram o alarme, conseguindo evitar a fuga de presos”, informou  o diretor de Administração Penitenciária da Susipe, coronel Janderson dos Santos.

Para o diretor-geral Penitenciário da Susipe, coronel Mauro Matos, a intensificação das revistas, por meio de uma ação integrada, tem fortalecido o Sistema de Segurança Pública e conseguido frustrar as tentativas de fuga. “Começamos 2019 com a Operação Opus e revistas simultâneas em unidades prisionais da capital e do interior, apreendendo objetos ilegais nos presídios e frustrando planos de fuga. Estamos intensificando as revistas, em parceria com a Polícia Militar, e com isso evitando possíveis fugas, com o trabalho de inteligência entre os órgãos de segurança do Estado. Nós estamos conseguindo êxito nas ações de forma preventiva”, assegurou o coronel Mauro Matos.

O secretário de Estado para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos, diz que o Governo do Estado continuará a intensificar as ações preventivas, que incluem revistas regulares para reduzir o número de fugas nos presídios paraenses.

“O trabalho tem sido integrado, e em todo o Estado. Além de Marituba, registramos também ocorrências, nesta semana, nos municípios de Santa Izabel, Santarém e Itaituba, e felizmente conseguimos evitar as fugas. Estamos com um esforço concentrado para realizarmos revistas regulares e mantermos o controle dos presídios do Estado. Vamos intensificar, cada vez mais, nossas ações nos centros de detenção para garantir a ordem e segurança da população”, afirmou o secretário.

Fonte:Redação integrada de O Liberal

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP – JORNAL FOLHA DO PROGRESSO no (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou adeciopiran_12345@hotmail.com