Na China, nova lei exige que influenciadores tenham diploma para falar sobre assuntos profissionais
Foto: Reprodução | Criadores de conteúdo precisam comprovar qualificação profissional antes de fazer publicações sobre medicina, direito, finanças e educação.
A China aprovou uma nova regulamentação que obriga influenciadores digitais a comprovar formação acadêmica ou certificação técnica antes de publicar conteúdos sobre áreas consideradas profissionais, como medicina, direito, finanças e educação.
A medida, que entrou em vigor no dia 25 de outubro, foi emitida pela Administração Estatal de Rádio e Televisão (SART) em conjunto com o Ministério da Cultura e Turismo (MCT). O objetivo, segundo o governo chinês, é combater a desinformação e elevar a qualidade do conteúdo produzido nas plataformas digitais.
A nova norma se aplica principalmente a transmissões ao vivo e criadores que abordam temas de alto nível técnico. Agora, redes como Douyin (versão chinesa do TikTok), Weibo e Bilibili terão a responsabilidade de verificar as credenciais dos criadores e garantir que seus conteúdos apresentem fontes confiáveis e avisos de transparência.
A regulamentação também proíbe a publicidade disfarçada de produtos médicos e suplementos e determina que todo material produzido com inteligência artificial seja claramente sinalizado.
Com a mudança, milhares de influenciadores precisarão enviar comprovantes oficiais de formação às plataformas para continuar produzindo sobre assuntos técnicos. Aqueles sem formação reconhecida poderão continuar criando conteúdo apenas sobre temas gerais ou de entretenimento.
Fonte: Forbes e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 14/11/2025/08:01:19
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com



