Incêndio atinge hospital no Ceará, e mães e bebês recém-nascidos são retirados às pressas da unidade

Compartilhe nas suas redes

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | O hospital é de alta complexidade e referência no atendimento de gestantes de alto risco e bebês prematuros.

O Hospital Estadual César Cals, no Centro de Fortaleza, foi atingido por um incêndio de grandes proporções na manhã desta quinta-feira (13). Vídeos mostram a fumaça na unidade hospitalar e diversos funcionários retirando pacientes às pressas. De acordo com a Secretaria da Saúde, nenhuma área assistencial foi atingida e não há feridos. O fogo foi controlado por volta de 11h30.

Pelo menos três bebês foram retirados do hospital em leitos e em incubadoras. O hospital é de alta complexidade e referência no atendimento de gestantes de alto risco e bebês prematuros. Ainda não há informação sobre quantos pacientes estavam internados na unidade.

Conforme apuração da TV Verdes Mares, os bebês foram colocados provisoriamente em lojas de um shopping popular nas proximidades do hospital, até a chegada de ambulâncias. Pessoas que trabalham na região ajudaram no resgate. Depois que o fogo foi controlado, os pacientes retornaram para o hospital.

Em nota, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) disse que o incêndio foi registrado na subestação de energia do hospital. “As equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária de energia atuaram de forma imediata, controlando as chamas e a fumaça prontamente. Nenhuma área assistencial foi atingida e não há feridos”, pontuou a pasta.

O governador Elmano de Freitas acrescentou que determinou a transferência dos pacientes para outra unidade até a “plena normalidade” do Hospital César Cals.

Os pacientes estão sendo retirados em segurança e transferidos para outras unidades da rede estadual. A secretária de Saúde Tânia Mara Silva Coelho informou em coletiva de imprensa que cerca de 15 pacientes já foram transferidos e equipes se preparam para transferir outros 40 pacientes que estão na Unidade de Médio Risco. A secretaria ainda disse que a “situação está sob controle e que as causas do incidente estão sendo apuradas”.

“Primeiro queria esclarecer que o incêndio ocorreu na subestação do hospital, subestação de energia, que é nas docas lá atrás, não foi dentro da área assistencial. A gente está fazendo um plano de contingência por segurança e proteção dos pacientes. Não existe nenhuma vítima. O incêndio foi na parte externa. Já está totalmente controlado, mas nós vamos ter que fazer algumas mudanças elétricas no hospital. Para garantir que não haja nenhuma complicação pra paciente nenhum, nós estamos agora fazendo a operação de comboio pra transferir os pacientes”, falou Tânia.

Já a Enel Distribuição Ceará informou que “houve um defeito interno na rede de energia local, que é de responsabilidade do Hospital César Cals”.

A empresa realizou um desligamento emergencial na unidade hospitalar para garantir os trabalhos das autoridades.

“A distribuidora informa ainda que também deslocou geradores e equipe especializada para prestar o apoio necessário durante a ocorrência”.

Trânsito no entorno do hospital

Agentes da AMC estão realizando o controle de tráfego e efetuando os seguintes pontos de bloqueio: Tristão Gonçalves X Liberato Barroso, Tristão Gonçalves X Pedro Pereira, Tristão Gonçalves X Pedro I e Imperador com São Paulo. Os condutores devem evitar trafegar nas proximidades do hospital para que as ambulâncias possam ter livre passagem.

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) é uma unidade terciária de alta complexidade da rede pública do Ceará, referência em Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Neonatologia. É o hospital mais antigo da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Entre seus serviços especializados estão o Banco de Leite Humano, o Serviço de Vigilância Epidemiológica, o Serviço de Medicina do Trabalho e o Centro de Estudos e Pesquisa.

O hospital também oferece iniciativas voltadas para mães e bebês, motivo de a unidade ter crianças no momento do incêndio. Entre esses serviços estão o Programa de Atendimento Domiciliar, o Método Canguru e a Casa da Gestante.

Fonte: G1/DN Diário e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 14/11/2025/08:20:08

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com


Compartilhe nas suas redes