Indígenas Parakanã são encontradas após quase uma semana perdidas na mata, no Pará
Mulheres retornaram à aldeia na manhã desta sexta-feira (14). — Foto: Reprodução / Redes sociais
O grupo foi encontrado na quinta-feira (13), mas chegou à aldeia somente nesta sexta (14). As mulheres estavam debilitadas, passaram por atendimento médico e estão bem.
Cinco mulheres indígenas da etnia Parakanã foram encontradas e resgatadas após ficarem desaparecidas por quase uma semana na mata, no município de Novo Repartimento, sudeste do Pará.
O grupo foi encontrado na quinta-feira (13), mas chegou à aldeia somente nesta sexta (14). As mulheres estavam debilitadas, passaram por atendimento médico e estão bem. Elas saíram para caçar e acabaram se perdendo, o que gerou grande preocupação na comunidade.
As informações foram confirmadas pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O desaparecimento foi notificado à polícia por um servidor da Fundação, que disse que as mulheres da Terra Indígena Parakanã não retornaram à aldeia.
Segundo a Funai, é comum que indígenas se desloquem em grupo para caça e, por vezes, se percam, retornando em dois ou três dias. No entanto, a ausência prolongada desta vez alertou a comunidade.
O Corpo de Bombeiros de Tucuruí, cidade vizinha, foi acionado e deu início às buscas dentro do território Parakanã. A Funai confirmou que o grupo foi localizado a cerca de 10 quilômetros da aldeia.
A informação aponta que elas se perderam após mudarem a rota habitual durante a caça e não conseguirem encontrar o caminho de volta. Detalhes sobre a operação de resgate não foram divulgados.
Fonte: g1 PA e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 14/11/2025/15:03:29
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com



