Lula defende igualdade de oportunidades, maior consumo para girar economia e fim da escala 6×1
O presidente discursou em cerimônia de sanção da lei que isenta de Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil mensais.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse, nesta quarta-feira, 26, que combater a desigualdade é retomar a capacidade de se indignar com as coisas ao redor. Lula discursou durante a cerimônia de sanção da lei que isenta de Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil mensais.
Ao defender a igualdade de oportunidades, Lula declarou não querer retirar o filho da classe média da universidade para colocar os negros, mas, sim, permitir oportunidade para essa população excluída: “Não quero tirar filho da classe média da universidade e pôr o negro; quero que o negro tenha a oportunidade que nunca teve.”
Lula afirmou que não seria um bom dirigente caso não tivesse a sensibilidade para ver quem está na miséria. Segundo ele, os mais pobres são invisíveis porque a elite os torna assim, e será o consumo da população que fará a economia crescer.
“Mesmo que você seja eleito para governar para todos, você tem que escolher quem é que precisa do Estado”, declarou o presidente. “Se o pobre consumir mais, o rico vai ficar mais rico. Ele vai vender mais carne, mais roupa, mais carro”, completou.
Ele afirmou ainda que é preciso repensar a jornada de trabalho 6 por 1 e também a tributação sobre participação de lucros e resultados. Destacou, entretanto, que, quando se está no governo, é preciso fazer concessões. “A gente não pode continuar com a mesma jornada de trabalho de 1943. Isso não é possível, os métodos são outros, a inteligência foi aprimorada”, afirmou.
Para ele, os pobres não querem muitas coisas, apenas seus direitos constitucionais: “Quer garantia de que vai ter comida, estudo, moradia, emprego.”
Ele disse que fez campanha contra a robotização de fábricas na década de 1980 porque, quanto mais tecnologia, menos pessoas terão emprego. Isso será um problema a ser gerido pelo ministro da Fazenda.
Por fim, o presidente elogiou ainda o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e seu ministro Pedro Malan: “Pessoas sérias.”
Fonte: Estadão Conteúdo e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 26/11/2025/15:25:18
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com



