A Voz do Povo: Falta de água e poeira constante continua revoltando moradores da cidade de Novo Progresso

image_pdfimage_print

Os moradores da cidade de novo Progresso, sudoeste do estado do Pará, reclamam dos transtornos causados pela falta de água. A falha no abastecimento ocorre há três dias,  o  problema é crônico,  e afeta uma população de mais de 30 mil habitantes.

Falta de água constante gera transtornos para moradores da cidade de Novo Progresso, e causa revolta, a empresa emite notas constantes sobre manutenção e o problema de falta de água nas torneiras é constante em toda a cidade. Eles cobram providências para o problema que acontece há anos.  Pelo menos 30 mil moradores da cidade incluindo as comunidades mais distantes que são clientes da empresa Águas de Novo Progresso, sofrem transtornos com a constante falta de água. Segundo eles, o fornecimento é afetado nos horários de maior necessidade.

Trabalhadores da empresa Águas de Novo \Progresso trabalham no local para normalizar o abastecimento.
Trabalhadores da empresa Águas de Novo \Progresso trabalham no local para normalizar o abastecimento.

Leia Também:Moradores reclamam de poeira e da falta de água nas torneiras em Novo Progresso

As reclamações da falta de água nas torneiras em diversos pontos da cidade e da poeira nas ruas não pavimentadas, continua tomando conta das redes sociais no município de Novo Progresso.

A poeira sobe como vento e a situação piora quando passa um veículo, isto incomoda os moradores, que clamam pelo caminhão pipa da prefeitura.

Os bairros da cidade não tem ruas pavimentadas, com isto o pó  da rua acaba nas residências dificultando a vida dos moradores. Os moradores ficam incomodados com a tosse constante e a sujeira que se acumula até mesmo dentro de casa.

Avenida Principal do Bairro Jardim Santarém, tomada pela poeira na tarde desta terça( 19/07)
Avenida Principal do Bairro Jardim Santarém, tomada pela poeira na tarde desta terça( 19/07)

Prefeitura

Segundo a prefeitura, a responsabilidade pela vistoria e manutenção da rede que leva água aos moradores é da empresa com o processo licitatório, porém desta vez uma adutora onde água é despejada para ser tratada rompeu e esta causando o prejuízo. Ainda segundo prefeito Gelson Dill (MDB), vem acompanhando os serviços da empresa Água de Novo Progresso, e pede paciência aos moradores, que a empresa já tomou as medidas necessárias para resolver o problema.

Revolta

Moradores estão impacientes e revoltados, muitos não tem como depositar agua, faltou acabou, no entanto o problema vem ocorrendo com frequência , isto vem muitos anos sem solução , disse Caroline Helena, para o Jornal Folha do Progresso.

De acordo com a dona de casa Edna Gomes, do bairro Pires de Lima, a falta de água acontece de três a quatro vezes na semana. “Hoje tem, mas daqui meia hora a gente já não sabe porque falta muita água aqui”. O pior que o rio jamanxim esta, cheio, argumentou.

Segundo a Moradora Maria do  Carmo, do bairro Jardim Planalto,  a situação é muito estressante. “Crianças estão sujas dentro de casa com esse calor que está fazendo. O pessoal que chega do trabalho para fazer jantar, tomar banho e descansar e fica estressado, nervosos, acabam ligando para empresa para ter um parecer, mas não tem uma resposta clara”, explicou.

Moradores emprestam água e transportam em carro de mão em Novo Progresso. (Foto:Via WhatsApp)
Moradores emprestam água e transportam em carro de mão em Novo Progresso. (Foto:Via WhatsApp)

A queixa dos moradores sobre o mesmo problema foi parar nas redes sociais e no Ministério Público.
“Cadê a água? Todos moradores de Novo Progresso sem água nem pra beber e com crianças pequenas dentro de casa. […] Já que vão fazer manutenção, avisem os moradores para se prepararem. Liguei ontem de manhã e falaram que ia voltar à tarde. Liguei depois das 17h, falou que ia chegar às 22h, e até agora nada. Não tem respeito com a população, três dias já sem água. Como que fica? Não dá para ir trabalhar e nem manter as crianças sem tomar banho. Absurdo isso. Estão sendo desumanos com a população, pagamos para ter água todos os dias”, desabafou uma moradora.

“Acordei sem água pra beber, tomar banho, e a torneira seca pelo quarto dia consecutivo”, disse uma leitora.

 


Prejuízos

Além do transtorno, os moradores também estão com prejuízos pois têm que comprar água mineral.

“Temos que gastar duas vezes, comprando água mineral para tomar banho, fazer tudo. Pago duas contas de água, uma para Águas de Novo Progresso e outra de água mineral”, reclamou o comerciante, Waldomiro de Moura Júnior.

Ainda segundo os moradores, o problema acontece há dois anos e ninguém sabe ao certo o motivo da frequência maior nos últimos meses.

A empresa só faz concerto quando acontece, não investe em melhorias, nos que pagamos o descaso, disse.

“Quando não é problema com cano que estoura é falta de reparos e jogam a culpa em adutoras, mas a verdade que o investimento para melhorias é zero, a distribuidora é com a construtora e, no meio disso, fica a população que depende da água. O que a gente tem é um retorno que seria um problema técnico, mas até quando vai ter esse problema técnico? Até quando essas 30 mil pessoas vão ter que esperar?”, disse o comerciante.

Leia Também:Moradores reclamam de poeira e da falta de água nas torneiras em Novo Progresso

Após a caixa-d’água secar, ele passou a comprar água mineral para suprir a necessidade da família.

“O pior é que pagamos pelo serviço e ainda tenho que gastar comprando água. Onde já se viu isso? É revoltante”, afirma o morador. 

Prefeito Gelson Dill (MDB), grava vídeo no local onde rompeu adutora, para acalmar moradores

Assista

 

NOTA DA ÁGUAS DE NOVO PROGRESSO – MANUTENÇÃO EMERGENCIAL

A Águas de Novo Progresso informa que realiza neste domingo (17/07), manutenção emergencial em função de rompimento na adutora de água bruta e durante a execução do serviço, o fornecimento de água poderá ser prejudicado no município.

A equipe operacional da concessionária já atua nos reparos e a previsão é que o fornecimento de água seja gradativamente normalizado em até 24h, após a conclusão dos trabalhos. Durante o período, a concessionária dispõe de caminhão-pipa para apoio à comunidade.

A Águas de Novo Progresso pede a compreensão da população pelo transtorno causado e orienta que a água dos reservatórios internos e caixas d’água seja utilizada apenas para atividades essenciais.

Para mais informações, a concessionária está à disposição pelo atendimento 24h no 0800 647 6060 (ligações de fixos e celulares) ou via WhatsApp pelo (66) 99724-2963.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação/Aegea MT/+55 (66) 9.9911-4802

Por:Jornal Folha do Progresso em 19/07/2022/15:40:00

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: