Ação Civil Pública exige alerta sobre riscos da internet para crianças e adolescentes

image_pdfimage_print

(Foto:Reprodução)-Anatel e empresas privadas são alvo de documento ajuizado na Justiça Federal
O uso indiscriminado da internet por crianças compromete a formação e a saúde dos pequenos, diz documento

A Defensoria Pública da União (DPU) em Belém e a Defensoria Pública do Estado do Pará (DPPA) ajuizaram Ação Civil Pública na Justiça Federal requerendo que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as principais empresas de conexão e provimento a internet apresentem um plano de divulgação e mídia sobre segurança na internet, que alerte pais e responsáveis sobre os riscos do uso abusivo de internet por crianças e adolescentes sem o devido monitoramento. A ação pede que a Anatel, assim como as empresas Oi, Vivo e Claro, efetivem o plano nas suas plataformas de comercialização, num prazo de 30 dias sob pena de multa diária.

O documento é assinado pelo defensor público federal Raphael Soares e pelos defensores públicos do Estado Cássio Bitar, Carlos Eduardo Barros e Luis Carlos Lima.

Dados reunidos na ação demonstram que o uso de celular por pessoas acima de 10 anos aumentou em quase 150% desde 2005, que 85% dos jovens com idade entre 9 a 17 anos eram usuários de Internet em 2017, e que aqueles entre 13 e 25 anos eram os mais propensos a desenvolverem o vício no aparelho eletrônico. Tantos jovens conectados poderiam aumentar casos de Cyber Bullying, Grooming, Sexting, e casos extremos como o Jogo da Baleia Azul, a Boneca Momo e o massacre de Suzano.

“Constatou-se que o uso da internet por crianças e adolescentes sem o devido acompanhamento dos pais tem comprometido a formação e saúde, ocasionando distúrbios de humor, ansiedade, atenção e do sono, chegando ao ponto de que crianças têm se autoflagelado diante da incapacidade de se manter offline durante o período de aula”, afirma o texto da Ação Civil Pública (ACP). O documento também cita a “nomofobia” – transtorno de controle dos impulsos com um forte componente de ansiedade generalizada – como uma das consequências do abuso do uso de celular.

A ação cita que o Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente, da Defensoria Pública do Estado, tem realizado palestras e campanhas em escolas e integrado a rede de proteção à criança e ao adolescente. Com esse acompanhamento, ficou registrado que muitas instituições relataram casos de jovens com psicopatia decorrente do uso excessivo de internet, principalmente móvel. Essa prática causa o aumento dos índices de evasão escolar.

A ação pede que a Justiça Federal estabeleça verba indenizatória não apenas para a vítima. Isso porque os danos causados pela omissão são imateriais e sociais, pois atingem a sociedade como um todo, prejudicando sua condição de vida, segurança, tranqüilidade e saúde. Por isso, além da apresentação do plano de divulgação, o documento também pede que cada empresa pague dano social de 5 milhões de reais.

A verba será destinada a projetos de pesquisa, divulgação e prevenção sobre os riscos do uso abusivo de internet móvel a crianças e adolescentes, assim como a iniciativas de tratamento psicológico para estes casos. Também será usada para fortalecer núcleos especializados na defesa do consumidor e do cidadão das Defensorias Públicas do Estado e da União. Em caso de descumprimento das demandas, a multa requisitada é de 100 mil reais diariamente. As Defensorias aguardam decisão da Justiça Federal.

Fonte:Redação Integrada, com informações da Defensoria Pública do Estado do Pará

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

%d blogueiros gostam disto: