Ação do Ibama desmonta madeireiras e apreende madeiras e caminhões em pátio de serrarias na região de Novo Progresso

image_pdfimage_print
Caminhão apreendido pelo Ibama com madeira ( Foto- Juliano Simionato - Jornal Folha do Progresso)
Caminhão apreendido pelo Ibama com madeira ( Foto- Juliano Simionato – Jornal Folha do Progresso)
Ação do Ibama desmonta madeireiras e  apreende madeiras serradas em pátio de serrarias  em Novo Progresso

 

1
Madeiras apreendidas pelo Ibama- (Foto- Juliano Simionato- Jornal Folha do Progresso)

Após serem abordados por madeireiros que retiraram a força caminhões apreendidos por fiscais ambientais do Ibama na comunidade de Alvorada da Amazônia distante 35 quilômetros da cidade de  Novo Progresso , a coordenação do órgão determinou uma operação nas madeireiras daquela comunidade.
O Ibama iniciou uma inédita ação de desmonte de serrarias flagradas com madeira sem procedência sustentável nas comunidade de Alvorada da Amazônia, a ação tem como objetivo retalhar oas madeireiros daquela comunidade que afrontaram os fiscais ambientais.
A primeira madeireira desmontada pelo Ibama, com o apoio de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente do Pará (Sema), foi a “DJ MADEIRAS”, que funcionava em plena zona urbana da comunidade  sem licença ambiental, e não tinha comprovação sobre a origem da madeira apreendida em seus pátios. Todo o maquinário da serraria foi levado para um depósito da prefeitura de Novo Progresso.
O Jornal Folha do Progresso esteve na comunidade e viu de perto o desespero dos moradores, o comércio está sem clientes  a população amedrontada com ação dos fiscais que segundo eles não saem mais da comunidade.

Conversamos com funcionário da madeireira que foi alvo dos fiscais ambientais, comentou sobre os momentos que viveu ao ver os fiscais carregarem a serraria (equipamentos) , agora desempregado não tem mais como sobreviver na comunidade,  “acredita que a   idéia da fiscalização do Ibama,  é passar o trator por cima das instalações da serraria, comentou morador indignado.”  O impacto significativo da operação vai além da multa. O Ibama paralisa a atividade madeireira ilegal e denuncia para  a PF que responsabiliza criminalmente os responsáveis .
Naquela comunidade também foi autuado e fechado por crime ambiental um lava jato e um posto de combustível, os dois foram autuados e multados com multa que chega ao montante de mais de 250 mil reais.
Ainda não sabemos a quantia da madeira apreendida, mas analisando o estoque que se encontra no pátio da SEMMA  na prefeitura de Novo Progresso, esta próximo de 500 mts ³.

Leia Também: Madeireiros ameaçam fiscais e retiram caminhões apreendidos na força bruta, disse Ibama
A prefeitura está recebendo como fiel depositário, e não especifica o destino da madeira apreendida. A coordenadora do IBAMA não foi encontrada por nossa reportagem para comentar sobre as apreenssões.
Fonte/Fotos:Redação Jornal Folha do Progresso

DSC08812
Madeira apreendida que se encontra no pátio da prefeitura de Novo Progresso

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-81171217 / (093) 84046835 (Claro) e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: