Acordo beneficia 19 mil famílias na zona rural do oeste paraense

image_pdfimage_print

Assistência técnica e extensão rural eram realizadas por ONGs, mas agora o trabalho foi retomado pela Emater

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) assinou um acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para retomar oficialmente o atendimento a 19 mil famílias de mais de 30 assentamentos em 20 municípios do oeste do Pará. Há alguns anos a assistência técnica e extensão rural eram realizadas por organizações não-governamentais (ongs), por meio de editais de chamadas públicas, mas o próprio Incra e as comunidades se mobilizaram para solicitar a volta da Emater.

As equipes da Emater estão visitando cada propriedade para notificar os agricultores sobre a obrigatoriedade de regularizarem a situação documental no Tribunal de Contas da União (TCU).

“O assentado que não estiver com os documentos em dia fica bloqueado para o acesso a qualquer política pública, inclusive de atendimento da Emater. Estamos fazendo esse trabalho de notificação para que até agosto, pelo menos, essas famílias se liberem para que possamos emitir daps [declarações de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf) e elaborar projetos, entre outras ações”, explica o supervisor regional da Emater em Santarém, o técnico em agropecuária e economista Emivaldo Rebelo.

Na região de Santarém, o Acordo contempla oito municípios. Há cobertura, também, para a região do Tapajós e do Baixo Amazonas. A segunda etapa de trabalho, prevista para o segundo semestre, é de levantamento socioeconômico. O acordo foi assinado no último dia 10.

Fonte: ORMNews.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: