Adolescente morre no CIAM em Marabá; caso reacende questionamentos sobre segurança

O Centro de Internação do Adolescente Masculino de Marabá (Ciam) | Foto: Divulgação

A direção do CIAM confirmou a morte em comunicado oficial. O texto informa que todos os procedimentos legais e administrativos foram iniciados e que os órgãos competentes já foram acionados

O adolescente Samuel Pajau da Silva morreu neste domingo (28) no Centro de Internação do Adolescente Masculino (CIAM), em Marabá, em circunstância caracterizada como suicídio por enforcamento. De acordo com informações preliminares, ele utilizou a própria roupa íntima para cometer o ato.

A direção do CIAM confirmou a morte em comunicado oficial. O texto informa que todos os procedimentos legais e administrativos foram iniciados e que os órgãos competentes já foram acionados. A unidade também manifestou pesar pelo ocorrido e reconheceu os impactos do caso para os servidores e para quem acompanhava o adolescente.

O episódio ocorre em um contexto de incidentes graves no CIAM. Em 2021, o adolescente Eduardo Ferreira Lima, de 14 anos, foi morto por outro interno com uma lâmina de barbear.

O caso resultou em críticas às condições de segurança e, em 2025, o Estado foi condenado pela Justiça a indenizar a família de Eduardo em mais de R$ 200 mil por falha no dever de proteção à vida de pessoa sob custódia.

A morte de Samuel ampliou as cobranças para que a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) e órgãos de controle revisem as condições de proteção, segurança e assistência psicológica no CIAM. Familiares e sociedade aguardam esclarecimentos sobre as circunstâncias do caso.

 

 

Fonte: Portal Debate e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 29/09/2025/14:41:42

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com