“Águas de Novo Progresso”deixa 20 mil sem água com calor de 40 graus

image_pdfimage_print

Moradores reclamam dos transtornos da falta de água

A empresa emitiu nota avisando anteriormente do interrompimento do fornecimento da água por cinco dias, “”Manutenção emergencial prejudicará abastecimento de água em Novo Progresso””

(NOTA)-A Águas de Novo Progresso comunica a população que, na última terça-feira (17.05), detectou a necessidade de reparos emergenciais na Estação de Tratamento de Água do município. Não citou na nota quais reparos seriam realizados. -Os trabalhos de recuperação foram iniciados na mesma data, mas devido a complexidade dos reparos, a previsão é que o abastecimento seja normalizado, gradativamente, a partir de domingo (22.05).

Fato inédito numa das maiores bacia de água potável do mundo, em pleno inverno Amazônico (Período chuvoso na Amazônia), o abastecimento de água esta comprometido no município de Novo Progresso.2016-05-22-14-02-04 2016-05-22-14-04-05

Mesmo com a nota a imprensa e promessa de Caminhão Pipa para manter o fornecimento, os clientes não pouparam as criticas a empresa responsável  detentora de  concessão publica para o fornecimento de água potável aos progressenses, moradores sem saber a quem recorrer – reclamaram nas redes sociais (Facebook e WhatsApp), ligaram nas emissoras de rádio , imprensa escrita  e políticos , todos foram pressionados para uma explicação. O Fim de semana foi agitado, sem água nas torneiras sequer para lavar as mãos, a situação foi bastante complicada e constrangedora nos lares sem água.

Leia Também:Outra Vez-Moradores de Novo Progresso, reclamam da falta de água constante nas torneiras

*Falta água nas torneiras, moradores reclamam nas redes sociais pelo descaso

Revoltados com a falta d’água moradores além de não pouparem as criticas , jogaram a responsabilidade para  o prefeito Ubiraci soares(PSC), que teve que largar dos afazeres (familia), para procurar informações com o responsável pela empresa no município, ainda no domingo ( 22), a noite. Conforme informações do empresário “Ultemir Decker” morador do Bairro jardim Europa, proprietário da Casa dos Tambores, domingo ainda estava sem agua, se passaram seis dias,  o nosso Bairro  sempre é o ultimo para normalizar o fornecimento , segundo a empresa o problema é devido sua altitude,mas mesmo assim  solicitou ajuda do prefeito que o acompanhou em busca de uma solução.

Segundo ele se dirigiram até a empresa águas de novo Progresso, onde  encontraram o  funcionário Rafael,  responsável pela empresa no município apresentou varias causas sobre o ocorrido; a do Jardim Europa foi pelo motivo da empresa responsável pelo serviço de energia elétrica a Rede Celpa, não ter liberado a ligação de uma base de bombeamento que joga água para os pontos mais altos da cidade, segundo a informação estava paralisado aguardando ordem superior para ligação, após a investida do empresário com o prefeito o problema para ligar a base com energia elétrica foi resolvido. Quanto à falta d’água são diversos problemas apresentados, vai desde falhas no sistema, falta de manutenção, falta de investimento para melhorar a qualidade dos equipamentos e a capacidade de sucção da água para ser tratada.

MACARRAO AGUA
Foto- Empresário Ultemir Decker,Funcionário da empresa Aguas de Novo Progresso ,Prefeito Ubiraci Soares, com Funcionário da Rede Celpa, para resolver o problema da falta de Agua no Jardim Europa,.

Direito de Exploração

A empresa Nascente do Xingú, adquiriu por intermédio de autorização Municipal, concedida pela câmara Municipal, um direito de transferência da concessão publica, que antes estava com outra empresa, e se manteve no município o nome fantasia “Aguas de novo Progresso, mas a concessionária é a “Nascente do Xingu”, que inclusive tem concessões por diversos municípios no estado do Mato Grosso. Na concessão existem as obrigações os deveres e os direitos, tanto para a empresa detentora como para a Prefeitura de Novo Progresso. Mas existe o questionamento que após a transferência o sistema de abastecimento piorou no município, esta criando um clima de insatisfação entre a população. As reclamações são constantes.

Leia Também:Falta água nas torneiras, moradores reclamam nas redes sociais pelo descaso

*Falta de água faz escola de Novo Progresso dispensar estudantes

*População reclama de falta de água e pede providências aos políticos

Caos

Os dias sem água, gerou um caos na cidade , o setor mais prejudicado foi as escolas do Município, que tiveram que dispensar os alunos pela falta d’água, com único caminhão  pipa a empresa não conseguiu manter cheia as caixas dágua, o comercio reclamou a falta de atendimento da empresa em não abastecer o sistema.

Não está faltando água nos reservatórios de Novo Progresso, o  Rio Jamanxim esta cheio o suficiente para abastecer a Cidade de Novo Progresso, com sobra.

Não é preciso, sequer racionar o líquido precioso chamado água. Só que, a irresponsabilidade da Empresa “Águas de Novo Progresso”  é muito grande, ao ponto de deixar, numa semana , com um calor de mais de mais de 40 graus, dezenas de bairros, ou mais de 10/15/20 mil pessoas  sem um pingo d’água.  A solução seria procurar a Justiça para fazer  a empresa respeitar, para terem suas caixas d’águas abastecidas em pleno Século-21, disse nosso jurista.

Outra Solução apontada pelo  Advogado do Jornal Folha do Progresso; vai além da quebra do contrato,  segundo ele poderia se criar um CPI na câmara Municipal, realizar uma audiência publica, e até rever a concessão e se possível cancelar, rescindir,  multar a empresa etc.,comentou.

O que não falta a taxa de cobrança do consumo. “Isso é uma vergonha. Um roubo com aval de vereadores que não abrem a boca para nada, desabafou Josilene Maria Santos, moradora sem agua.

Em pleno sábado, a moradora  Josilene Maria Santos amanheceu com uma “bela” surpresa, imaginou ter agua, pela capacidade de seu reservatório (caixa dágua) não havia sentido a falta.  Neste dia da torneira dela não saia uma gota de água. “Faz uma semana que não sobe uma gora d’água nas minhas duas caixas de mil litros que ficam há mais de três metros de altura. Água da rua só pinga em baixo. Agora nem pingar mais tá pingando. Ou seja, estamos em um sábado, com uma temperatura de mais de 45 graus e sem água”, lamentou. Como a “Empresa” faz muita propaganda, possivelmente para esconder suas deficiências e suas irresponsabilidades, a dona  Josilene, moradora do bairro Bela Vista resolveu ligar para a Águas de Novo Progresso para reclamar e pedir providência. Foram mais de meia  hora pendurada no telefone, que só caia em caixas postal com sinal de fora de área, quando atendeu faziam um monte de perguntas, inclusive solicitando o CPF do dono da conta, para depois falar:.“Isso é uma patifaria. Essa empresa,  só sabe roubar o nosso dinheiro com contas nas alturas, mas sem serviço, e por consequência sem qualidade. O pior é que não temos para quem apelar. Vou começar um movimento para retirar essa EMPRESA daqui de Novo Progresso  pois ela não presta mesmo”, desabafou dona  Josilene.

Prefeitura

A reportagem do Jornal Folha do Progresso conversou com  o prefeito Ubiraci Soares (PSC), onde afirmou que “se a “Águas de Novo Progresso”  não cumprir seus compromissos com a comunidade, ele vai quebrar a concessão” Macarrão” também afirmou que “ Novo Progresso não ficará sem água, esta estudando a forma se possível  abrirá outra concessão imediatamente, só que com uma empresa idônea”.

Não fornecimento de água seria ‘atitude irresponsável’, diz Macarrão. Vou pedir para assessoria Jurídica do Município analisar os direitos e deveres de cada um ,e vamos encontrar uma saída, para o bem da população, afirmou.

A população tem cobrado e com razão , deixar  faltar água nas torneiras e seria uma atitude irresponsável neste momento , a empresa recebe pelo serviço , e fazer racionamento, não existe motivo, temos que resolver,finalizou.

Outro Lado

A empresa Água de Novo Progresso, respondeu a nossa equipe (Jornal Folha do Progresso), que o problema já foi solucionado, o fornecimento foi normalizado ainda na tarde de sábado (21).  Informou também que chegou três caminhões pipas para abastecer nos casos de emergências.

Por Redação Jornal Folha do Progresso

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981151332 / (093) WhatsApp (93) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: