Alepa aprova ​PL que reconhece o ritmo ​brega ​como ​​​​Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará

Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade e aguarda sanção do governo do estado.
Brega paraense recebe título de patriomônio cultural imaterial do Pará

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou nesta terça-feira (24) o projeto de lei que reconhece o ritmo brega como Patrimônio Cultural e Imaterial do estado do Pará. O texto segue agora para sanção do governador do estado, Helder Barbalho (MDB).

A sessão teve presença da cantora Lucinha Bastos, do cantor Edilson Moreno, do músico e compositor Júnior Neves, e do professor, coreógrafo e dançarino Rolon Ho.

A autoria da PL é da deputada Ana Cunha (PSDB). Para ela, o brega já é uma marca, uma referência cultural do do Pará.

“Reconhecer esta cultura é valorizar toda uma cadeia cultural onde temos compositores, músicos, cantores, guitarristas que fazem do brega um instrumento no seu dia a dia”, afirma.

Proposta que reconhece o ritmo foi aprovada por unanimidade. — Foto: Reprodução/TV Liberal

História

O brega surgiu paralelamente ao movimento da Jovem Guarda, com forte apelo popular. A temática das composições estaria relacionado a desilusões amorosas e questões culturais relacionadas ao cotidiano.

Por:Por G1 PA — Belém
24/08/2021 17h52
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/presenca-de-taliba-no-afeganistao-prejudica-acesso-de-mulheres-a-educacao/