Algas bioluminescentes deixam mar da Tazmânia brilhante

image_pdfimage_print

Organismos emitem luz azul para se proteger de predadores

O mar brilhou na costa da Tazmânia, na Austrália. O motivo? Algas bioluminescentes capazes de emitirem luminosidade azul. O fenômeno ocorre apenas quando as águas estão extremamente calmas e paradas.

A Noctiluca scintillans, comumente chamada de “brilho do mar”, utiliza sua bioluminescência para se proteger. A habilidade funciona como um alarme contra roubos: assim que a alga se sente ameaçada, ela brilha; os predarores, assustados, fogem.

Além disso, o professor Hallegraeff, da Universidade da Tazmânia, explicou à BBC que o organismo também atua como uma espécie de aspirador de pó: se alimenta de tudo que está disponível a sua volta. Dessa forma, ocorre uma pequena disrupção na cadeia alimentar do local.

Apesar de não ser tóxica, a alga pode causar irritações na pele para algumas pessoas. Segundo moradores do local, não ventava há duas semanas, o que pode ter sido o motivo para a aparição do “brilho do mar”.

Fonte: globo.com
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: