Aluno de 15 anos do Colégio 7 de Setembro levará projeto premiado pela NASA à COP30
Aluno do 1º ano do Ensino Médio, representante do Ceará, será palestrante da COP30 em Belém em 18/11, com plataforma premiada pela NASA.
O estudante João Fellipe Coutinho Athayde, de apenas 15 anos, do Colégio 7 de Setembro (Unidade EBS Fortaleza da Inspira Rede de Educadores), foi convidado para palestrar na COP30, em Belém (PA). Com o projeto “Project City Science” – uma plataforma de dados que converte informações urbanas e ambientais complexas em percepções para tomada de decisão por engenheiros, planejadores e gestores públicos.
Por meio da Universidade Federal do Pará (UFPA), João Fellipe Athayde foi convidado para integrar a programação da V CICLAD – Conferência Internacional de Linguagens e Diálogos na Pan-Amazônia (evento ligado ao Movimento Climaz da Universidade Federal do Pará, durante a COP30). Ele participa da Mesa Redonda 2: “City Science e a formulação de políticas ambientais para a Amazônia”, no dia 18 de novembro de 2025, das 14h20 às 14h40, no Auditório de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Profissional da UFPA, em Belém.
O projeto “Project City Science” – desenvolvido em equipe e premiado pela NASA na maratona internacional de inovação (hackathon) – está em fase de protótipo. O sistema foi idealizado para apoio à gestão de enchentes, eficiência energética, monitoramento ambiental e resiliência urbana.
Embora desenvolvido em equipe, João Fellipe liderou o grupo e foi o único integrante da educação básica, ao lado de colegas do ensino superior. Natural de Belém (PA), ele é atualmente o único estudante representando o Estado do Ceará na COP30, levando a voz da juventude e da educação básica a um dos mais importantes fóruns globais sobre mudanças climáticas.
Durante sua participação, o jovem cientista pretende destacar a importância da tecnologia na formulação de políticas públicas e na promoção da sustentabilidade, reforçando o papel da inovação na construção de cidades mais inteligentes, resilientes e ambientalmente equilibradas.
A escolha do estudante pela COP30 reforça o comprometimento do Colégio 7 de Setembro e da Inspira Rede de Educadores com a educação, a inovação e a participação cidadã desde a formação escolar. “É com grande orgulho que vemos um de nossos alunos tão jovem assumir o protagonismo em uma agenda global de mudanças climáticas. O convite para participar da COP30 é o reconhecimento de que educação transformadora, tecnologia e cidadania andam juntas”, afirma André Aguiar, CEO da Inspira Rede de Educadores.
Serviço | CICLAD – Movimento Climaz / COP30
Mesa Redonda 2: City Science e a Formulação de Políticas Ambientais para a Amazônia.
Data: 18 de novembro de 2025.
Horário: 14h20 às 14h40.
Local: Auditório de Ciências Sociais Aplicadas, Campus Profissional UFPA, Belém (PA).
Sobre a Inspira Rede de Educadores
A Inspira Rede de Educadores está entre as maiores redes de educação básica privada do Brasil, com mais de cem escolas distribuídas em mais de 18 estados e no Distrito Federal. Sob o comando de um renomado time de educadores, que somam décadas de experiência no setor, a rede busca trazer para o grupo escolas de excelência e forte reputação, mas sempre preservando os projetos pedagógicos e o legado de cada uma. Avançando em sua estratégia de internacionalização, até o início de 2026, a Inspira será a maior rede de escolas IB (International Baccalaureate) do País, ampliando para 16 certificações. Em 2024, seus alunos conquistaram 8.309 premiações olímpicas. Além disso, ao aplicar o Pisa-S (Pisa for Schools) em suas marcas para comparar o desempenho com o Pisa mundial, teve resultados similares com os dos melhores países do mundo. Todas as escolas da Inspira ficaram acima da média Brasil. No Enem, a rede conta com escolas mais bem colocadas em diversas regiões, entre elas Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro,
Goiânia, entre outras.
Fonte: FSB Comunicação e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 14/11/2025/14:21:50
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com