Aneel adia decisão sobre renovação da concessão da Equatorial Pará
Foto:Reprodução | O tema estava previsto para ser votado nesta terça-feira (24) durante reunião da diretoria colegiada da agência, mas foi retirado de pauta mesmo após parecer favorável da relatora Agnes Costa
A decisão sobre a renovação da concessão da Equatorial Pará foi adiada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) após pedido de vista do diretor Fernando Mosna. O tema estava previsto para ser votado nesta terça-feira (24) durante reunião da diretoria colegiada da agência, mas foi retirado de pauta mesmo após parecer favorável da relatora Agnes Costa.
A Equatorial Pará, responsável pelo fornecimento de energia elétrica em todo o estado, possui contrato vigente até 2028.
Apesar da recomendação técnica pela renovação, a empresa enfrenta duras críticas da população paraense pela qualidade do serviço prestado. Interrupções frequentes, demora no restabelecimento do fornecimento e dificuldade no atendimento ao consumidor fazem parte das principais reclamações registradas.
Além dos problemas operacionais, o Pará aparece no topo dos rankings de tarifas mais caras do país. O custo da energia elétrica no estado é o mais alto do Brasil, segundo dados atualizados da Aneel, o que agrava ainda mais o descontentamento de moradores e empresários locais com a concessionária. Mesmo com essas condições, a análise da agência aponta que a empresa cumpriu os critérios técnicos exigidos para a renovação.
O pedido de vista suspende temporariamente o processo, que deverá retornar à pauta após reexame do diretor Mosna.
A decisão da Aneel é aguardada com expectativa, principalmente por setores que pressionam por uma revisão do contrato ou por medidas mais rigorosas diante da insatisfação popular com os serviços da Equatorial.
Na mesma reunião, a Aneel também adiou a análise da renovação da concessão da Enel Rio de Janeiro.
O contrato da empresa fluminense vai até 2026 e, assim como no caso paraense, a diretoria técnica recomendou a prorrogação após avaliação dos indicadores de desempenho e sustentabilidade financeira. Ambos os processos continuam em tramitação.
Fonte: Portal Vinícius Soares e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 25/06/2025/07:00:29
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com