Após critica-Prefeitura usa cimento para tapar buracos em pavimentação asfáltica em Novo Progresso

image_pdfimage_print

Cimento e pedra brita para substitui, emulsão asfáltica é usado pela  Secretaria de Obras de Novo Progresso, para tapar buracos em ruas da cidade. A alternativa esta sendo utilizada em vários pontos de grande fluxo da cidade. Um dos pontos que ganhou concreto nos buracos foi a Av. Orival Prazeres, via de acesso ao centro de Novo Progresso e por onde passa centenas de veículos por dia.

Anteriormente a prefeitura foi criticada por tapar estes buracos com argila(terra).

asfalto1Para os moradores, o concreto pode  resolver o problema dos buracos em Novo Progresso e é melhor que terra, “Isso, ao meu ver, é aquilo que já deveriam ter feito antes “, comenta Manoel Claudio, trabalhador da Avenida Orival Prazeres.

Procuramos engenheiro para comentar  sobre o uso de cimento em operações “Tapa Buraco” realizado pela prefeitura, o engenheiro conceituado de Novo Progresso, pediu para não ser identificado,  especialista em asfalto, foi taxativo ao dizer que concreto não resolve os problemas de buracos em vias públicas. Ele explica que o problema está na diferença dos materiais. “Concreto não dá liga com o asfalto, por isso não adianta fazer esse serviço. Após seco, o concreto se transforma numa placa e a falta de aderência ao asfalto faz com que as infiltrações continuem o que faz aumentar os buracos com o tempo”, diz o especialista.

Ele explica ainda que para tapar buracos, o melhor “remédio” é a limpeza do local, que deve receber um banho de emulsão seguido de massa asfáltica. “Em casos de ruas onde o asfalto está esfarelado, a solução é mesmo o recapeamento”, explica.

De acordo com os populares, a “Operação Tapa Buracos “ está sendo realizada com brita e cimento, material excelente  para pavimentação dos bairros e de vias públicas. Contrariando o engenheiro afirma que os buracos são tapados e em pouco tempo, voltarão a aparecer em proporções maiores. “Trata-se um verdadeiro desperdício de dinheiro público. Tapar os buracos com cimento é o mesmo que não fazer nada”, afirma o engenheiro progressense, que foi procurado pelo Jornal Folha do Progresso  e pediu para o seu nome não ser revelado.

A secretaria de obras acredita que com está emulsão cimento e brita os problemas serão resolvidos, então basta aguardar para ver o resultado.

No local o empreiteiro Nelson, encarregado da obra, disse que vão tampar os buracos das duas avenidas laterais (Dr. Isaias Antunes e Orival Prazeres) com cimento e jogar o piche em cima, para tentar resolver o problema dos buracos, até que o DNIT faça o serviço de recapeamento, disse.

A secretaria de obras do município está procurando alternativa para solucionar este problema, que contamina as ruas pavimentadas do município de Novo Progresso. Com certeza o material usado (Cimento e Pedra Brita) é  muito mais resistente que o material anteriormente usado , argila.

Fonte/Fotos: Redação Jorna Folha do Progresso.

%d blogueiros gostam disto: