Após prisão, Carla Zambelli depõe na Itália nesta sexta-feira

(Foto: Reprodução) – Zambelli era considerada foragida no Brasil e estava na lista de difusão vermelha da Interpol, um tipo de alerta internacional para localização e prisão de procurados

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) será ouvida nesta sexta-feira (1º) pela Justiça da Itália, em uma audiência de custódia que vai definir os próximos passos do processo de extradição. Ela está presa desde a última terça-feira (29), quando foi localizada pelas autoridades italianas em Roma.

Zambelli era considerada foragida no Brasil e estava na lista de difusão vermelha da Interpol, um tipo de alerta internacional para localização e prisão de procurados. Ela foi detida e levada ao complexo penitenciário de Rebibbia, na capital italiana.

A audiência será conduzida por um juiz de garantias, que vai decidir se ela continuará presa ou se poderá aguardar o andamento do processo em liberdade, sob medidas restritivas. A Polícia Federal acompanha o caso à distância.

No Brasil, Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão e à perda do mandato por envolvimento em invasões aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o hacker Walter Delgatti. A Justiça também determinou que ela pague R$ 2 milhões por danos coletivos.

Agora, cabe ao Ministério da Justiça italiano encaminhar o processo para o tribunal responsável por analisar o pedido de extradição. Se a extradição for aprovada, o governo da Itália vai definir as condições para a entrega da parlamentar ao Brasil, de acordo com as leis locais.

Enquanto isso, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Advocacia-Geral da União (AGU) tome as providências necessárias para conduzir o processo junto ao governo italiano. Em nota, a AGU informou que dará continuidade ao caso assim que for formalmente notificada.

 

Fonte: CNN Brasil e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 01/08/2025/14:30:35

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com