Após reforma, aumenta número de visitantes no Arquivo Público do Pará

 Espaço possui mais de quatro milhões de documentos, entre escrituras, inquéritos e iconografias.

Após três anos de obras, o Arquivo Público do Estado do Pará (Apep) foi entregue à população paraense no dia 24 de outubro do ano passado. E em quase três meses de funcionamento, o prédio passou de quatro visitantes diários para uma média de 20. O Arquivo Público está disponível para consultas, pesquisas e visitações espontâneas e programadas no espaço localizado na Travessa Campos Sales, 273. O local funciona das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira.

“Essa foi, sem dúvida, a melhor resposta do público. No mês de dezembro, por exemplo, o Apep trouxe 126 pesquisadores atrás de informações históricas, em um espaço novo e confortável. Essa volta do pesquisador ao nosso espaço revela o quanto o Arquivo Público é importante para a população”, disse o diretor Leonardo Tori. O espaço possui mais de quatro milhões de documentos, entre escrituras, inquéritos e iconografias, produzidos a partir do século XVII.

O documento mais antigo do arquivo data de 1649 e mostra as demandas administrativas do capitão-geral de Belém para o rei de Portugal, com pedidos de fardamento, pólvora e alimentação. Já o último documento protocolado é um boletim de ocorrência da Polícia Militar do Estado, de 1986, ano inclusive, da última reforma do prédio.

Durante os três anos de obras, todos os documentos foram retirados do local para que a integridade pudesse ser mantida e o trabalho realizado de forma completa. Toda a fiação elétrica e hidráulica foi refeita, a refrigeração modernizada e levada para todas as áreas do prédio, além da instalação de móveis novos, reforma de espaços e a aquisição de aparelhos modernos que ajudam no trabalho do Arquivo, desde a identificação até a restauração e manutenção de documentos.

Como forma de preservar o acervo e facilitar a pesquisa, foram digitalizadas 120 mil imagens em três anos. m 2018, a meta é digitalizar mais 50 mil documentos.

No arquivo público, qualquer cidadão pode ter acesso a diversos tipos de serviço, como, instrumentos de gestão e transparência pública; serviço de informações aos cidadãos; pesquisa em Diário Oficial; serviços de pesquisa histórica; serviço de memória local; serviços de ação cultural; visita guiada; emissão de certidões probatórias e reprodução de documentos.

Fonte: ORMNews.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br