Aprovação de candidatos da periferia de Belém e região metropolitana é destaque nas redes sociais

image_pdfimage_print

(Foto:Vanessa Van Rooijen)- Dezenas de posts estão sendo compartilhados por pessoas que se emocionaram com os depoimentos após aprovação na UFPA
Com a divulgação do listão de aprovados no vestibular da Universidade Federal do Pará (UFPA), nesta terça-feira (29), as redes sociais foram inundadas por dezenas de publicações emocionantes de amigos, pais e familiares de calouros, e compartilhados por centenas de pessoas que vibraram juntas com a conquista desses estudantes.

Além da felicidade sem tamanho, o que tem chamado a atenção são as postagens que falam da história de superação dos aprovados que vem de periferias de Belém e região metropolitana de Belém, além de outros municípios paraenses.

Os comentários são diversos e os compartilhamentos só aumentam, demonstrando o quanto essa conquista é importante e desejada para essas pessoas.Confira alguns depoimentos emocionantes:

“A universidade é pública, é da comunidade”, diz socióloga

De acordo com a socióloga Rachel Abreu, a periferia está chamando atenção pelas aprovações no vestibular porque são muitos os fatores que dificultam a entrada desses jovens nas universidades públicas.

A desigualdade de acesso a uma educação pública de qualidade e a insuficiência de oferta de vagas são algumas dessas dificuldades, “sem esquecer o caráter excludente nos processos de seleção”, complementa Rachel.

A socióloga também destaca que “não podemos deixar passar despercebido que está havendo um furo neste bloqueio, que reflete a luta pela democratização da educação pública, para que o ensino superior seja uma realidade para os que ainda não passaram.”

Rachel explica ainda que esse resultado mostra como o espaço do conhecimento superior pode ser ressignificado.

“A universidade é pública, é da comunidade”, frisa a pesquisadora, cuja afirmação se reflete nos posts e nos comentários nas redes sociais. “A universidade pública é um direito de todas e todos e é necessário devolver o conhecimento à comunidade, onde a educação de qualidade não chega.”

Fonte:Redação Jornal folha do Progresso
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP – JORNAL FOLHA DO PROGRESSO no (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou adeciopiran_12345@hotmail.com

%d blogueiros gostam disto: