Asfalto projetado para durar 10 anos na BR-163 terá vida útil de apenas 6 meses, mostra pesquisa

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(Br-163-Foto Arquivo Jornal Folha do Progresso) -Asfalto projetado para durar 10 anos na BR-163 terá vida útil de apenas 6 meses, mostra pesquisa  realizada por estudantes de uma universidade particular de Brasília demonstrou que o pavimento utilizado em alguns trechos da BR-163, conhecida como Cuiabá-Santarém, tem vida útil muito menor do que o previsto nos projetos elaborados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT).

Os estudantes de engenharia civil Talita Carvalho Costa e Kaio César Arnaud Deon mediram a deformação do pavimento sob a atuação de uma carga ou de um esforço e constataram que nos trechos em que o projeto previa 2 anos de vida útil o asfalto resistiria  apenas 4 meses.

Em outra região, onde o projeto determinava que o asfalto duraria até 10 anos (com duas aplicações periódicas) a vida útil prevista foi de 6 meses, ou seja, apenas 5,5% do que foi indicado pelo DNIT.  Toda a análise foi feita apenas no lote 0.1 da rodovia, que compreende trecho com uma extensão de 102,30 Km na limítrofe entre o estado do Pará e Mato Grosso.

A pesquisa também aponta que em alguns trechos o pavimento já apresenta trincas interiores, principalmente porque a espessura do asfalto aplicado é de 8 centímetros. Segundo os estudantes, que foram orientados pelo professor Diêgo de Almeida Pereira, o método empírico utilizado pelo DNIT para realizar a pavimentação não é suficiente para alcançar o tempo de vida útil previsto.

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“Isso tem como consequências pavimentos que não atendem as expectativas, resultando em processos de degradações de forma acelerada, fazendo com que necessite de intervenções antes de tempo pré-determinado.”, afirma trecho da pesquisa. O trabalho foi apresentado no 8º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia.

Conforme os estudantes, a principal dificuldade estrutural em relação a rodovia é referente a característica das pistas da BR-163, que funciona como um corredor logístico importante para a região. A estrada é o principal caminho para os produtos agrícolas e agropecuários de Mato Grosso e do Pará, o que faz com que o tráfego seja elevado.

Por Olhar Direto/Lázaro Thor Borges
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