Assentamento em Itaituba, é alvo de invasão, grilagem e venda ilegal de terras, diz MPF

(Foto:Reprodução) – Assentamento Montanha e Mangabal, em Itaituba, é alvo de invasão, grilagem e venda ilegal

Interessados são pessoas que não se enquadram como beneficiários da reforma agrária.

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou que o projeto de assentamento agroextrativista Montanha e Mangabal, em Itaituba, sudoeste do Pará, está sendo alvo de invasão, grilagem e venda ilegal.

Segundo o órgão, os interessados são pessoas que não se enquadram como beneficiários do programa federal de reforma agrária, porque não são comunitários tradicionais residentes na área.

De acordo com o MPF, o projeto de assentamento Montanha e Mangabal corresponde a uma área de mais de 540 hectares e foi criado há 7 anos pelo governo federal, por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), como reconhecimento do direito tradicional de ribeirinhos.

Em nota, o MPF esclarece qual é a natureza jurídica do assentamento e alerta para a necessidade de evitar conflitos agrários e de responsabilização criminal, civil e administrativa de autores das práticas ilegais, que estão sendo investigadas.

Assinada pelo procurador da República Gabriel Oliveira, a nota cita ainda recomendação do MPF para paralisação de atividades exploratórias no território da comunidade e recomendação para cancelamento urgente de cadastros ambientais individuais na área do assentamento.

Por G1 PA — Belém

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/evento-que-capacita-academicos-para-trabalhar-com-meio-ambiente-esta-com-inscricoes-abertas/