Ativista indígena itaitubense, Alessandra Korap, é destaque na capa digital da Vogue Brasil

Foto: Reprodução/Vogue | Nascida às margens do rio Tapajós, na região conhecida da “praia do índio”, em Itaituba, Alessandra já recebeu importantes reconhecimentos internacionais.

A itaitubense Alessandra Korap, uma das principais lideranças indígenas em defesa do meio ambiente e dos povos originários no Brasil, estampa a capa digital da Vogue Brasil neste mês de novembro, em sintonia com a COP30, que tem início nesta segunda-feira (10), em Belém.

Nascida às margens do rio Tapajós, na região conhecida da “praia do índio”, em Itaituba, Alessandra já recebeu importantes reconhecimentos internacionais, como o Prêmio Robert F. Kennedy de Direitos Humanos (2020) e o Prêmio Goldman (2023), considerado o “Nobel do meio ambiente”.

Foto: Reprodução/Vogue
Foto: Reprodução/Vogue

Em março deste ano, Alessandra esteve à frente de uma manifestação que bloqueou a BR-230, em Miritituba, distrito de Itaituba, em protesto contra a Lei 14.701/2023, que trata da demarcação e gestão de terras indígenas. O movimento durou 14 dias e só foi encerrado após uma reunião com o ministro Gilmar Mendes.

Agora, ela participa da COP30 com o propósito de debater e propor ações concretas contra as mudanças climáticas. “A nossa luta é pelo futuro da nossa mãe Terra. Precisamos pensar em um modelo de desenvolvimento que não destrua a floresta, que não ataque o nosso rio. Não existe planeta B”, afirmou.

Foto: Reprodução/Vogue
Foto: Reprodução/Vogue

A entrevista completa com Alessandra Korap pode ser lida no site oficial da Vogue Brasil: vogue.com.br.

Fonte: Vogue Brasil