Barco brasileiro que sai da água para voar vai cruzar rios da Amazônia a 150 km/h

Foto: Reprodução | O São Paulo Boat Show 2025 revelou o Volitan, um barco voador projetado pela startup Aeroriver, em colaboração com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Este veículo inovador busca revolucionar o transporte fluvial na Amazônia, enfrentando os desafios logísticos da região.

Durante o evento, um protótipo do Volitan, com 3 metros de envergadura e comprimento, atraiu atenção significativa, destacando-se como uma alternativa sustentável para mobilidade fluvial.

O Volitan combina elementos de embarcação e aeronave, utilizando o efeito solo, que permite operar entre 5 e 10 metros sobre as águas. Esta tecnologia visa movimentar cargas e passageiros de forma mais rápida e eficiente na Amazônia.

Projetado para facilitar deslocamentos complexos, a versão final do Volitan terá 18 metros de comprimento e capacidade para 10 pessoas ou uma tonelada de carga.

Inovação no transporte amazônico

A velocidade do Volitan, alcançando até 150 km/h, promete reduzir consideravelmente o tempo de viagem na região. Sua autonomia permite cobrir até 450 km sem necessidade de reabastecimento, transformando a logística de rotas como Manaus a Parintins, que passam a ser feitas em três horas.

O motor, adaptado para condições fluviais, é abastecido facilmente em comunidades isoladas, ampliando seu alcance.

Esse avanço pode beneficiar setores variados, desde o transporte de cargas e passageiros até o turismo em locais de difícil acesso. Além disso, representa uma solução logística para entregas de alimentos e medicamentos, melhorando o acesso a cuidados de saúde e segurança com a mobilidade ágil de equipes médicas e patrulhas fluviais.

O projeto está em fase de testes técnicos, com uma viagem inaugural prevista para 2025. Durante o São Paulo Boat Show, empresas do setor de transporte e turismo manifestaram interesse, assinando cartas de intenção de compra. A previsão é que a versão intermediária, com capacidade para dois lugares, entre em operação em 2026.

 

Fonte: TNH1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 29/09/2025/16:20:56

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com