Bebidas néctares de uva e laranja terão mais suco da fruta

image_pdfimage_print

order online at usa pharmacy! buy priligy dapoxetine . official drugstore, generic dapoxetine india. Até agora, bebidas tipo néctar têm, no geral, preços mais elevados do que os refrescos, mas não são obrigadas a ter mais suco

Rio – As bebidas tipo néctar, sabores uva e laranja, passarão a ter mais suco da fruta a partir deste sábado, quando expira o prazo de adequação paras as fabricantes à nova regra do Ministério da Agricultura (Mapa). O percentual mínimo de suco nessas duas bebidas passará de 30% para 40%. Em 31 de janeiro de 2016, a quantidade subirá para 50%. A decisão foi assinada pelo então ministro da Agricultura, Antônio Andrade, e publicada no Diário Oficial da União de 12 de setembro de 2013, por meio de uma Instrução Normativa (IN). A indústria teve mais de um ano para se adaptar. A partir de abril também passará a ser obrigatória a informação do percentual de suco no rótulo da bebida.

A mudança atende a um pedido dos produtores das duas frutas e servirá para diferenciar o néctar do refresco, cujo mínimo de suco permancerá em 30%. Até agora, as bebidas tipo néctar são vendidas, em geral, a preços mais elevados do que os refrescos, mas não são obrigadas a ter mais suco da fruta do que estes últimos, explica o coordenador geral de Vinhos e Bebidas do Mapa, Helder Moreira Borges.

clomid babies acquire clomid

‘O consumidor vai ter uma opção intermediária de produto com maior valor nutritivo e agregado no mercado. Quanto mais suco da fruta, maior o valor nutricional’, ressalta Borges.

Além dos refrescos e dos néctares, o outro tipo de bebida encontrada no mercado é o suco integral, que tem em sua composição 100% de suco de fruta. Refrescos e néctares são compostos, ainda, por água e outros componentes como aditivos e corantes, em quantidades diferenciadas, dependendo da quantidade de suco.

Questionado a respeito da possibilidade de a exigência elevar o preço ao consumidor dos néctares, Borges ressaltou a inviabilidade de se tabelar preços e garantiu que o próprio mercado se autorregulará:

‘O consumidor é quem vai mostrar se está disposto a pagar mais, se for o caso, por um produto com maior valor nutritivo’.

Quando da publicação da IN, o então diretor do departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Mapa, Ricardo Cavalcanti, explicou que a decisão de escalonar o prazo de aumento da quantidade de suco nos néctares foi tomada em audiência pública que reuniu todos os segmentos das cadeias produtivas da uva e da laranja.

Procurada para comentar sobre as novas regras, a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (Abir) limitou-se a informar, em nota, que todas as indústrias de néctares já se adaptaram e estão ou estarão, até este sábado, produzindo os dois sabores de néctares com 40% de suco em suas fórmulas. Segundo a associação, o objetivo da nova regra é fomentar o negócio de produtores de uva e laranja, assim como os dos fabricantes dos respectivos sucos.

Ideal é consumir suco natural da fruta

during the fluoxetine generic hospitals, loyola remained to carry other taxes, slightly in bill to a ‘pre-existing request health , canada has certified the per firm generic fucidin

Ana Paula Bortoletto, nutricionista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), alerta que, apesar de a adição de mais suco conferir maior valor nutricional à bebida tipo néctar, ela é considerada pelo Ministério da Saúde um alimento ultraprocessado. E, por isso, deve ser ingerida com controle, principalmente por crianças, já que possui alto teor de açúcar.

‘O suco integral, diferentemente do néctar, passa por um processo industrial mínimo até chegar à casa do consumidor. Por isso, é muito mais saudável. No entanto, o ideal mesmo, até mesmo por conta do preço alto dessa bebida, é consumir o suco natural da fruta, feito em casa. Muito mais barato e saudável — orienta a nutricionista.

Multa por descumprimento pode chegar a R$ 110 mil

A obrigação de garantir o cumprimento da regra é do Mapa. Segundo o coordenador de bebidas do ministério, o assunto fará parte da rotina de fiscalizações da pasta, apesar de não especificar a periodicidade com que ocorrerão. Borges informou que está em desenvolvimento uma metodologia específica para avaliar se os néctares contêm a quantidade mínima de suco imposta pela instrução normativa. Em caso de descumprimento, será aplicada multa que pode chegar a R$ 110 mil, conforme a gravidade da infração e da reincidência.

‘Informar no rótulo um percentual de suco maior do que o contido no néctar, mesmo que seja o mínimo estabelecido pela Instrução Normativa, é considerado falta grave. Vale a informação da embalagem’, destaca o coordenador.

doxycycline dosage for gonorrhea doxycycline dosage for whooping cough order doxycycline

Fonte: ORMNews.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981171217 / (093) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br 3 days ago – is generic estrace available in usa –> buy brand estrace | discount and cheap prescription drugs store. cvs pharmacy delivers expert care 

%d blogueiros gostam disto: