Belém e Santarém são destaque em pesquisa nacional sobre turismo

A pesquisa, que também destaca Santarém, foi feita no ano de 2014 e serve como referência para os investimentos das principais rotas turísticas do país

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A Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ministério do Turismo e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgaram a pesquisa de “Índice de Competitividade do Turismo Nacional: Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional”, que mostra Santarém e Belém como um dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional. A pesquisa foi feita durante o ano de 2014 e serve como referência para os investimentos e destaques das principais rotas turísticas do país.

No Pará, a Secretária de Estado de Turismo (Setur) avalia o levantamento como resultado positivo do planejamento estratégico implantado desde 2012. Segundo a Setur, o ano de 2015 marca a conclusão da primeira fase do planejamento estratégico de turismo do Estado, e a partir de agora será iniciada a segunda fase. “Esta foi a primeira fase, que durou três anos, e agora começamos a nova etapa, que tem como meta transformar o Pará numa referência do turismo na Pan Amazônia até o ano de 2020”, explica o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.

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O secretário também faz uma análise do resultado positivo da pesquisa para o Estado e comenta sobre os elementos que colaboraram para estes índices. “A avaliação feita por essas entidades confirma a implantação na prática do plano estratégico de turismo do Pará, que vem sendo implantado desde o início de 2012. Nosso relatório de implantação está em sintonia com a avaliação feita por essas entidades. Isso logicamente fortalece o caminho do entendimento do turismo como uma atividade econômica no Estado”, diz.

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Economia – Para Adenauer Góes, não apenas o potencial da natureza e da cultura são importantes, mas também toda uma sintonia e convergência de esforços entre gestão pública e iniciativa privada em busca de um processo de organização, de prestação de serviços e de desenvolvimento de produtos turísticos, que consolidem o Pará como referência da atividade na Amazônia.

Um dos fatores importantes apontados pelo secretário para a valorização do setor turístico no Estado está na organização do empresariado paraense, além de obras de infraestrutura. “Destaco o terminal hidroviário de Belém como um exemplo de investimento, mas destaco ainda mais a organização muito maior do empresariado não só nas relações dentro do Pará, mas na relação desse empresariado paraense fora do Estado no desenvolvimento de negócios”, detalha Adenauer.

A pesquisa, que também destaca Santarém, foi feita no ano de 2014 e serve como referência para os investimentos das principais rotas turísticas do país
A pesquisa, que também destaca Santarém, foi feita no ano de 2014 e serve como referência para os investimentos das principais rotas turísticas do país

A posição privilegiada das cidades paraenses na pesquisa também reflete o crescimento do Estado em outras áreas, como por exemplo, no setor de eventos. Em outro levantamento recente feito pela FGV em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), intitulado “Pesquisa de Impacto Econômico dos Eventos Internacionais no Brasil”, Belém está entre as seis capitais mais procuradas no país para realização de eventos.

“O segmento de eventos tem sido um grande reflexo do nosso destaque na área do turismo. O Pará em recente pesquisa do setor de eventos ficou numa posição privilegiada graças ao investimento de infraestrutura em locais como o Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, o que possibilitou também que o próprio setor de receptivo se aprimorasse oferecendo roteiros alternativos em busca de um permanecia maior deste visitante no Estado”, avalia o secretário.

Ao todo, o Estado conta com seis polos de turismo. Belém representa um deles, enquanto Santarém representa o portão de entrada do Polo Tapajós, mas todos os polos que representam o turismo do Estado receberam investimentos proporcionais para implantação do planejamento estratégico.

Diego Andrade da  Agência Pará de Notícias

Mercado de Ferro do Ver-o-peso visto do Forte do Castelo, em Belém.  FOTO: CLÁUDIO SANTOS/ ARQUIVO AG. PARÁ
Mercado de Ferro do Ver-o-peso visto do Forte do Castelo, em Belém.
FOTO: CLÁUDIO SANTOS/ ARQUIVO AG. PARÁ

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