Belém será a primeira a implantar teste de DNA-HPV na rede pública

UBS Combu, da Prefeitura de Belém, será a primeira do Brasil a adotar novo exame | Divulgação/Ag. Belém

Exame detecta o vírus antes das lesões, sendo vital para o tratamento e prevenção ao câncer do colo do útero.

Às margens do rio Guamá, em meio à paisagem única da Ilha do Combu, Belém deu um passo histórico para a saúde das mulheres. A capital paraense se tornou, nesta sexta-feira (15), a primeira do Brasil a disponibilizar na rede pública o protocolo de rastreamento do câncer do colo do útero por meio do teste molecular DNA-HPV.

A ação é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Governo do Estado e a Prefeitura de Belém, e integra também o programa Agora Tem Especialistas, que garante atendimento rápido com médicos especializados para pacientes com resultado positivo.

Avanço no diagnóstico

O exame de DNA-HPV representa uma evolução em relação ao tradicional Papanicolau. Enquanto o método convencional identifica alterações já existentes no colo do útero, a nova tecnologia detecta a presença do vírus antes mesmo do surgimento das lesões.

Isso permite iniciar o acompanhamento e o tratamento de forma precoce, aumentando as chances de prevenção do câncer. Para resultados negativos, o intervalo para repetição do teste é de cinco anos, o que reduz a necessidade de exames frequentes e o desgaste emocional das pacientes.

Em casos positivos, o protocolo assegura encaminhamento ágil para exames complementares, como citologia reflexa, colposcopia e biópsia, além do início imediato do tratamento profissionais especializados, uma vez que também integra o programa Agora Tem Mais Especialistas.

Programa Agora Tem Especialistas vai ajudar no tratamento dos casos positivos |Divulgação/Ag. Belém
Programa Agora Tem Especialistas vai ajudar no tratamento dos casos positivos |Divulgação/Ag. Belém

Durante o evento, a UBS do Combu recebeu os kits do DNA-HPV, que serão utilizados nas coletas com mulheres da comunidade. O exame passará a fazer parte da rotina da unidade, atuando de forma conjunta na prevenção primária e secundária, tanto contra a infecção quanto no rastreamento de possíveis casos.

Expansão para toda a região

Nesta primeira fase, o protocolo será implantado em todo o Distrito Administrativo do Guamá (DAGUA), que, além do Combu, inclui Jurunas, Guamá, Terra Firme , onde até o fim de dezembro, todas as Unidades Básicas de Saúde dessa área estarão realizando o exame.

Modelo para o país

A iniciativa está alinhada à meta da Organização Mundial da Saúde de eliminar o câncer do colo do útero como problema de saúde pública até 2030. A experiência de Belém servirá de modelo para outras cidades, colocando a capital como referência nacional nesse tipo de prevenção.

Fonte: Isabella Menon/Folhapress /Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 16/08/2025/09:46:17

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com