Belém será considerada para receber jogos do Mundial de Clubes de 2029; entenda
Mangueirão recebeu a Seleção Brasileira em 2023 e 2024 (Foto:Wagner Santana / O Liberal).
CBF manifesta interesse em trazer o torneio para o Brasil, e o estádio Mangueirão deve ser avaliado para sediar partidas
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, já sinalizou que a entidade tem interesse em sediar o Mundial de Clubes de 2029 no Brasil. Com isso, Belém deve entrar na rota para ser uma das cidades-sede da competição.
Segundo uma fonte do Núcleo de Esportes de O Liberal, Belém será considerada pela CBF no momento da elaboração da lista de cidades que poderão receber partidas do torneio.
Contudo, para isso, a capital paraense precisará atender a alguns requisitos da CBF e da própria FIFA, entidade responsável pela organização do campeonato. A cidade deverá apresentar um projeto de infraestrutura, envolvendo o Mangueirão, principal palco do futebol local.
O estádio também passará por uma rigorosa avaliação por parte da CBF e da FIFA. O Mangueirão foi reformado recentemente, com aumento da capacidade e melhorias estruturais que proporcionaram mais conforto ao público.
Atualmente, o Remo tem utilizado o estádio para mandar seus jogos da Série B, mas o local também é palco de shows e outros eventos. No início de 2025, o Mangueirão recebeu a final da Supercopa do Rei, disputada entre Flamengo e Botafogo.
Além disso, em 2023, a Seleção Brasileira estreou nas Eliminatórias da Copa do Mundo contra a Bolívia, no Mangueirão. Em 2024, a equipe também utilizou o estádio para treinamentos.
A princípio, a segunda edição da Copa do Mundo de Clubes deve manter o mesmo formato, com 32 equipes. No entanto, a FIFA estuda ampliar o número de participantes para 48, com fase de grupos e mata-mata. A competição deve ocorrer entre junho e julho.
Vale destacar que Belém também foi candidata para sediar a Copa do Mundo masculina de 2014 e a Copa do Mundo Feminina de 2027, confirmada para o Brasil. Apesar da grande expectativa, a capital paraense ficou de fora das edições.
Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 08/07/2025/14:00:12
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com