Bolsonaro sanciona lei que amplia o teste do pezinho no SUS

(Foto:Reprodução) – O teste do pezinho completa 20 anos e, a partir de agora, as unidades do Sistema Único de Saúde vão ampliar de seis para até 50 a lista de doenças diagnosticadas por ele.

Essa mudança é tema de uma lei que o presidente Jair Bolsonaro sancionou nessa quarta-feira e a rede do SUS tem um ano para se adaptar.

Ao longo desse tempo, devem ser criados projetos-pilotos pelo país, para avaliar o novo modelo do teste do pezinho e capacitar os profissionais de saúde. Alguns estados já têm uma lista ampliada de doenças diagnosticadas pelo exame.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o Sistema Único de Saúde, o SUS, realiza mais de 2 milhões de teste do pezinho todos os anos no Brasil.

Além da nova lei, o Ministério da Saúde vai publicar uma portaria para regulamentar a mudança. Entre as doenças que passam a ser rastreadas estão a AME, atrofia muscular espinhal; do sistema imunológico, metabólicas e infecções.

A advogada Louise Viana, que mora na cidade de Arrais, em Tocantins, destacou a importância do teste do pezinho para os filhos Caio, de 3 anos, e Pedro, de 11.

O presidente do Departamento de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria, Salmo Raskin, comemorou a nova lei, que será uma ferramenta importante para diagnosticar até mesmo algumas doenças raras.

Uma lei federal define como obrigatório o teste do pezinho em todo recém-nascido. No SUS, ele é gratuito e deve ser feito do terceiro ao quinto dia de vida, a partir de gotas de sangue do pé do bebê.

* Com produção de Michelle Moreira

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/senado-aprova-projeto-que-sugere-melhorias-na-educacao-bilingue-para-surdos/