BR-163 entre Sinop e Mato Grosso do Sul terá R$ 6,8 bilhões em investimentos

O trecho mato-grossense da BR-163 vai receber R$ 3,9 bilhões em investimentos até 2019 e um total de R$ 6,8 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão da rodovia. O valor a ser aportado é três vezes maior do que o investimento necessário para recuperar toda a malha viária do Estado, que de acordo com a Confederação Nacional de Transportes (CNT) seria de R$ 2,38 bilhões.

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A concessionária aplicou R$ 1,2 bilhão nas as obras iniciais de recuperação de 450 quilômetros, duplicação de 100 quilômetros e implantação do Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU). Até 2019, período que concentra as obras de duplicação da rodovia, estão previstos R$ 3,9 bilhões em aportes. Neste montante já estão incluídos os R$ 440 milhões a serem aplicados na recuperação e conservação do trecho de 108 quilômetros entre Várzea Grande e Rosário Oeste e para os trabalhos de conservação de 174 quilômetros, por um período de nove meses, entre Cuiabá e Rondonópolis. Estes dois últimos escopos foram acrescentados ao contrato de concessão pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em agosto deste ano.

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Estes recursos serão viabilizados por meio de financiamentos bancários. Até o momento foram contratados empréstimos ponte, enquanto a empresa aguarda a aprovação do financiamento de longo prazo, previsto para o primeiro trimestre de 2016.
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O diretor presidente da Rota do Oeste, Paulo Meira Lins, explica que os recursos aportados no Estado vão impulsionar a economia local, principalmente neste período em que a economia passa por turbulências. “É muito importante garantir a aplicação de recursos em épocas de retração, sobretudo investimos em obras que vão desonerar o custo da produção, como é caso da BR-163”.

Os desembolsos feitos pela concessionária vão garantir o emprego de até 5 mil pessoas no pico de obras, previsto para os dois próximos anos, a contratação de fornecedores locais, repasses de impostos para os municípios, além da atração de novos investimentos, como empresas que virão para região ou aumentarão a produção devido às melhorias logísticas.

“Quando uma grande obra como esta é realizada, os impactos são imensuráveis. Além de renda e desenvolvimento, o mais importante é a preservação de vidas. Investir em estrada é investir em pessoas”.

O investimento de R$ 6,8 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão será viabilizado pela arrecadação de pedágio, que além de arcar com parte dos recursos investidos, também representa garantia para a concessão de financiamento.

A tarifa de R$ 4,53 a cada 100 quilômetros rodados foi definida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e corresponde ao valor inicial definido no leilão de concessão atualizado de acordo com a inflação registrada no período entre a assinatura do contrato e o início da cobrança. Também contempla o reequilíbrio contratual ocasionado pela Lei do Caminhoneiro, sancionada no início do ano, além da inserção dos novos trabalhos a serem executados pela concessionária.

Fonte: Redação Só Notícias (foto:Só Notícias/Luiz Ornaghi/arquivo)

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