BR 163 -Exército garante a trafegabilidade na rodovia federal do Pará

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A pavimentação da BR-163, esperada pela população desde os anos 70, ainda não foi totalmente concluída no Pará. (Foto  Exército na BR 163-Divulgação)

O exército Brasileiro foi solicitado para dar trafegabilidade em um trecho de 65 km entre os municípios de Novo Progresso e Moraes Almeida distrito de Itaituba no Pará.

Com inicio das chuvas amazônicas o trecho ficou intrafegável segundo os motoristas a situação foi de ruim para péssimo, o congestionamento foi grande e atrasou as viagens de três para até cinco e seis  dias.

As Lideranças do Agronegócio Matogrossense já previam este impasse,  em julho deste ano levaram o caos da rodovia para Brasília, após intensas negociações o Ministério dos Transportes transferiu para o exército brasileiro o trecho sem pavimentação da rodovia no estado do Pará.

Trecho com lama na rodovia impede os caminhões e veículos a trafegar.
Trecho com lama na rodovia impede os caminhões e veículos a trafegar.(Foto:Adelar Belling)

Exército Garante a Trafegabilidade

Nesta quinta-feira (14), o Tenente Coronel  Nery, Comandante do 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC) informou ao Jornal Folha do Progresso que o trecho de 65 km entre e Riozinho das Arraias e Morais Almeida a tropa esta atuando com 150 homens e a trafegabilidade esta garantida.

“Nery relatou que os 150 homens se revezam em turnos 24 horas por dia para manter o tráfego na rodovia”.

Conforme repassou o Tenente Coronel ao Jornal Folha do Progresso o índice de chuva nesta semana foi muito forte e devido aos trabalhos de terraplanagem, houve uma dificuldade em pontos isolados, os quais foram sanados com o emprego de maquinário para a manutenção do tráfego. A trafegabilidade está sendo mantida.

Estamos atuando com operação pare–siga preventiva para não dificultar os trabalhos realizados, o fluxo está sendo mantido, informou.

A missão do 8º BEC é manter a trafegabilidade da rodovia no trecho sob nossa responsabilidade, isto estamos fazendo, concluiu TC Nery.

Recuperação da Pavimentação

Além de manter a trafegabilidade da rodovia, inclusive nos períodos chuvosos, o Governo investe milhões em obras de recuperação da pavimentação já destruída ao longo  da rodovia. O trecho com maior intensidade de buracos na pavimentação está no município de Novo Progresso , construído pela empresa “Três Irmãos” numa extensão de 70km, entre o km 1000 (Vila Isol) e a cidade de Novo Progresso.

A intenção do Governo Federal é concluir a obra, para que toda a extensão não pavimentada entre a divisa do estado do Mato Grosso até o Porto de Miritituba e Santarém na Transamazônica também  estejam com pavimentação em 2018.

Transamazônica

Outros 146 quilômetros de extensão entre Rurópolis e o rio Tapajós (entre Miritituba e Itaituba) também contam com obras de pavimentação. Com investimento de R$ 185 milhões, o trecho deve ser concluído no próximo ano.

Por Adecio Piran para Jornal Folha do Progresso

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