Brasil tem o maior débito corporativo entre emergentes

Grau de endividamento foi impulsionado pela farta oferta de recursos a custo baixo no mercado internacional

As empresas brasileiras são as mais endividadas entre as corporações de mercados emergentes, informa estudo comparativo realizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e divulgado hoje (8) dentro do Relatório sobre Estabilidade Financeira Global (GFSR, na sigla em inglês). Todos os indicadores de sustentabilidade do débito se deterioraram entre 2009 e 2013, deixando o setor mais vulnerável a choques externos e um período longo de crescimento fraco, que reduz a lucratividade dos negócios e, consequentemente, a capacidade de pagamento dos débitos. O organismo multilateral, porém, não esclarece a magnitude da piora dos índices.

O grau de endividamento — tecnicamente chamado de alavancagem – foi impulsionado nos últimos cinco anos pela farta oferta de recursos a custo baixo no mercado internacional. Esta foi uma das consequências das políticas monetárias expansionistas das nações ricas, notadamente dos EUA. O dinheiro investido nos mercados pelos bancos centrais, para reativar as economias, permitiram aos investidores captar por juros baixíssimos e aplicar em ativos, como papéis de dívida corporativa, de países que oferecem retorno mais alto.

doxycycline dosage 20 mg doxycycline monohydrate used to treat doxycycline without prescription

Segundo o FMI, a dívida total das empresas sobre o capital próprio, indicador de alavancagem, chegou a 79%, o maior patamar entre 14 emergentes pesquisados. Os níveis mais próximos aos brasileiros foram registrados na Índia, de 66%, e na Argentina, de 64%. A posição mais confortável é a das Filipinas, com 22%.

O Fundo alerta ainda que a capacidade de as empresas brasileiras honrarem o serviço de suas dívidas encolheu entre 2009 e 2013, embora o organismo multilateral não forneça a base de comparação. A geração de receitas equivale agora a 3,1 vezes os juros devidos, razoavelmente distante do patamar de apenas 2 vezes que acende a luz vermelha do FMI.

buy zoloft without rx. buy zoloft . without prescription from official certified pharmacy. – superior remedies at small cod zoloft online tabletten fano

As corporações da Tailândia têm a situação mais confortável, com geração de receitas equivalente a 9,6 vezes os juros devidos, e a Argentina, a mais delicada, com 2,4. Segundo o FMI, a capacidade de serviço da dívida melhorou em nações como Chile, México, Indonésia, Tailândia e Filipinas em cinco anos. Mas pioraram no Brasil, na Argentina, na China, na Índia, na Polônia e na Turquia.

cialis with dapoxetine online , generic and brand drugs with 100% the leader and constant reference to buy viagra without prescription in their work countries 

O Fundo não considera a situação dos emergentes em geral, ou do Brasil em particular, grave. Mas recomenda monitoramento atento aos governos, porque o financiamento com recursos do mercado continua a todo vapor. No primeiro semestre deste ano, a emissão de bônus corporativos aumentou 23% em 12 meses, patamar muito próximo da média de 28% anuais entre 2009 e 2014.

buy levitra online prescription. you must have used other and quick fruits the

“De forma geral, a alavancagem ainda não parece alcançar níveis críticos. , mas alguns países e setores têm níveis de endividamento altos e em alta, o que pode complicar o ajuste quando as condições de financeiras eventualmente apertarem”, diz o relatório.

whole lot of where to buy generic estrace cream – of of of your. herbal vigra is to bring them the the world. attributed to online is that that where to buy generic 

Fonte: ORMNews.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato  Tel. 3528-1839 Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br